Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Dia do Técnico de Segurança do Trabalho teve comemoração nesta quarta-feira

qui, 28 de novembro de 2019 05:03

por Laura Alvarenga

Comemorado no dia 27 de novembro, o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, visa homenagear essa classe de profissionais que têm como principal responsabilidade, garantir a segurança e proteção dos demais colegas. A data ainda comporta a celebração do Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

A escolha da ocasião para homenagear ambas as profissões, recorda a Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho. A profissão de técnico remete à primeira metade do século XX, sendo desenvolvida na época, principalmente por profissionais da saúde, até que foi regularizada em 1985.

Brasil foi o país com o maior número de acidentes de trabalho

Brasil foi o país com o maior número de acidentes de trabalho

 

Atualmente, existem cerca de 40 profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho no município de Araguari. Em Uberlândia são aproximadamente 400 e, na região do Triângulo Mineiro o número chega a 1000 profissionais. De acordo com o primeiro profissional da área atuante na cidade, Juberson dos Santos Melo, a atuação deste profissional é primordial em qualquer setor, pois, “é a pessoa que lida diretamente com o trabalhador no sentido de sensibilizar o mesmo a desenvolver toda e qualquer atividade de forma consciente e com espírito preventivo. Quanto maior a empresa e as atividades, geralmente intensifica o número desses riscos, e aí, o técnico de segurança tem também como atribuição, a identificação desses riscos para eliminar ou pelo menos amenizá-los”.

Devido ao aumento do número de trabalhadores e da vigência de legislações cada vez mais rigorosas com relação ao bem-estar dos funcionários dentro das empresas, é crescente também a contratação de profissionais capacitados a desenvolver programas de manutenção e prevenção da saúde das pessoas durante suas rotinas de trabalho.

Este é o papel de um Técnico em Segurança do Trabalho. Trata-se de um profissional que elabora e executa programas de prevenção de acidente nas empresas, traça planos para garantir a saúde dos funcionários contra doenças, esclarece sobre a importância da higiene, da relação respeitosa com o meio ambiente e sobre como equipamentos de proteção individual ou coletiva devem ser usados.

Juberson dos Santos Melo ainda ressaltou que é preciso evitar acidentes no ambiente de trabalho, uma vez que inúmeras ocorrências têm sido registradas no país. “O Brasil chegou a ter o primeiro lugar no mundo e hoje é o quarto colocado, até porque a economia caiu um pouco”.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: