Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Deputado Raul Belém recebe a medalha da Inconfidência

ter, 23 de abril de 2019 05:37

Com Assessoria

Deputado Raul Belém recebe a medalha da Inconfidência

Deputado Raul Belém recebe a medalha da Inconfidência

No domingo, 21, em Ouro Preto/MG, o deputado estadual Raul Belém (PSC) recebeu a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais: a Medalha da Inconfidência. A condecoração foi criada em 1952 durante o governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte e governou Minas Gerais.

As homenagens possuem quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Entre os agraciados estão parlamentares, artistas, militares, professores e profissionais liberais. A solenidade encerra as comemorações da Semana da Inconfidência e homenageia pessoas que prestaram e estão prestando relevantes serviços no Estado de Minas Gerais e no Brasil.

No dia da cerimônia, um decreto do governador transfere simbolicamente por um dia a capital mineira para Ouro Preto, lembrando que o município exerceu esse papel de 1823 a 1897.

A cidade foi também o berço da Inconfidência Mineira, movimento que confrontou o domínio da Coroa portuguesa sobre o Brasil. A revolta terminou em 1789 e Tiradentes, um dos Inconfidentes, foi enforcado no Rio de Janeiro no dia 21 de abril de 1792.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: