Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Decreto que restringe funcionamento do comércio pode ser revisto nesta semana

ter, 26 de janeiro de 2021 20:25

Da redação

No último sábado, 23, o prefeito Major Renato (Republicanos) editou o Decreto nº 020, de 22 de janeiro de 2021, que regulamenta as atividades econômicas, tendo em vista o cenário alarmante que Araguari vive em relação à pandemia causada pela covid-19.

O decreto restringe o horário de funcionamento do comércio no município

O decreto restringe o horário de funcionamento do comércio no município

Restrições no horário de funcionamento e outras modalidades não agradaram os empresários da cidade, que, representados por entidades, classificam como “errôneas” as medidas estabelecidas pelo Poder Público, na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus.

A CDL Araguari (Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari) emitiu uma nota pública para manifestar “insatisfação com a deliberação do governo municipal”. No texto, a entidade criticou o que chamou de “onda mista”, ou seja, seguir orientações da onda amarela com restrições da onda vermelha do Minas Consciente. “Será que o comércio é tão perigoso assim? ”, questiona a entidade em nota.

O prefeito Major Renato, que testou positivo para covid-19 e se encontra em isolamento, fez um vídeo com o intuito de esclarecer a necessidade das regras de contenção para enfrentamento ao vírus. “É muito sério. Essa doença não é fácil. […] Muita febre, calafrios, aí acorda um pouco melhor, e chega uma hora que começa a tremer igual vara verde”, relatou o chefe do executivo no vídeo de esclarecimento. “Estamos na pior semana desde que começou a pandemia. Nesse momento, o que posso dizer aos senhores é que vamos aplicar medidas restritivas sim, nestes últimos dias”, concluiu.

Em reportagem à Gazeta, Leonardo Daher, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA) afirmou que faria uma reunião nesta segunda, 25, com agentes da prefeitura na busca por esclarecimentos. “Queremos saber melhor quem pode e quem não pode funcionar. Se possível, gostaríamos de alterações nos horários”, disse.

O secretário de Gabinete Municipal, Flávio Soares, procurado pela reportagem, confirmou a reunião e disse que o decreto publicado no último sábado, 23, pode sofrer alterações nos próximos dias. “Provavelmente teremos adequações em relação ao decreto. Pode ser que vamos estender um pouco o horário de funcionamento do comércio, ou mudar o período. Ainda, talvez façamos alguns acréscimos referentes às restrições nos bares e restaurantes, provavelmente não mudaremos horário de funcionamento, mas talvez alteremos horário de venda de bebida alcóolica. Por fim, deixaremos mais claro nos dispositivos quais são os serviços essenciais”, pontuou.

Participaram da reunião autoridades como o secretário de Gabinete Flávio Soares, a secretária de Saúde Soraya Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal Léo Mulata (Republicanos), o presidente da CDL Araguari Pedro Luiz, o presidente da ACIA Leonardo Daher, dentre outros.

As definições e adequações discutidas devem ser publicadas nos próximos dias, sendo que o decreto do dia 23 continua valendo na íntegra, até que de fato se concretize a edição das alterações.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: