Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Covid-19: fiscalizações em estabelecimentos são intensificadas para coibir descumprimento de determinações

ter, 18 de agosto de 2020 01:34

Da Redação

A taxa de ocupação de leitos UTI em Araguari chegou à 100% neste final de semana, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O boletim diário destaca ainda a ocupação de leitos de enfermaria da UPA 24H, Santa Casa de Misericórdia e os hospitais particulares São Sebastiao e Santo Antônio. No Hospital de Campanha, criado exclusivamente para atendimento de pacientes da covid-19, por exemplo, a ocupação dos leitos em enfermaria chegou a 50% no domingo, 16.

Estabelecimentos comerciais têm recebido a visita das equipes responsáveis pela fiscalização

Estabelecimentos comerciais têm recebido a visita das equipes responsáveis pela fiscalização

 

Os dados municipais apontam ainda para a continuidade do aumento de casos relacionados ao novo coronavirus na cidade. O número de pacientes em monitoramento cresceu em comparação aos últimos informativos: são pelo menos 1.067 casos suspeitos. O levantamento mostra que a cidade já registrou 1.925 casos confirmados desde o início da pandemia. Segundo foi acompanhado pela reportagem, a primeira notificação de suspeita de contaminação por covid-19, foi dia 6 de março, porém os exames deram resultados negativos. Assim, o primeiro caso positivo foi descoberto no dia 20 de março. Já o primeiro óbito ocorreu dia 25 de abril e, até o momento, a cidade contabiliza 52 mortes. A secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, informou a ocorrência de um óbito suspeito: o paciente, residente em Araguari, tinha 73 anos e conforme a notificação não apresentava outras comorbidades relacionadas. Desta forma, são quatro mortes sendo investigadas. A tendência de crescimento também é confirmada pelos dados estaduais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o município tem 1.910 casos confirmados, 418 em monitoramento e outros 1.439 recuperados. No entanto, os dados alusivos a óbitos causados pela doença voltaram a registrar 53 mortes confirmadas.

“Nós estamos o tempo todo controlando a situação de nossa cidade. É uma luta diária, constante e que não vamos parar até conseguirmos aniquilar de vez esse vírus que assola o mundo. Peço novamente ajuda da população para que faça sua parte, mantendo a higienização das mãos, usando máscara e, se possível, manter o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde”, afirmou o prefeito Marcos Coelho.

Para ampliar as ações de combate ao novo coronavírus, a prefeitura informou ainda que intensificou as fiscalizações após a reabertura do comércio, que ocorreu no último dia 7, seguindo as determinações do plano estadual Minas Consciente. Assim, uma verdadeira força tarefa, contando com servidores municipais e a Polícia Militar, foi realizada no sábado, 15, quando foram fechados três estabelecimentos pelo não cumprimento das determinações que visam, principalmente, o distanciamento social. No total, 53 denúncias foram recebidas e atendidas pela equipe.

Devido ao atual perfil epidemiológico municipal e à maior movimentação nas ruas da cidade, a prefeitura estuda novas medidas restritivas e, dentre elas está a possibilidade de serem estabelecidos horários de funcionamentos para lojas, restaurantes e bares, visando evitar aglomeração. Tal situação também foi estabelecida pela cidade de Uberlândia desde a última semana, sendo permitido o atendimento presencial todos os dias, das 11h às 15h e das 19h às 22h. O atendimento remoto, por meio de delivery, drive thru e take away seguem funcionando normalmente.

Na referida cidade, uma das novas deliberações inclui a proibição de concentração de mais de seis pessoas por mesa. Conforme o documento publicado no Correio Oficial, os estabelecimentos devem estar atentos ao espaçamento de, no mínimo, dois metros entre mesas e entre cadeiras de mesas diferentes. O atendimento presencial deverá seguir funcionando com a ocupação de 50% do empreendimento, tanto para clientes quanto para funcionários. A cidade já contabiliza 16.071 casos confirmados e 300 mortes, sendo a segunda com maior número de casos no estado. A primeira do ranking é Belo Horizonte, com 27.654 infectados e 808 mortos.

O estado, por sua vez, já contabiliza 175.715 casos pelo novo coronavírus e 4.223 mortes, segundo o boletim da SES-MG. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.313 novos infectados e 91 óbitos. Dentre os doentes, 142.118 já se recuperaram e 29.374 estão em acompanhamento. O Estado já tem 827 municípios com casos da doença, e em 452 houveram mortes. Além das mortes e casos registrados, Minas Gerais teve um aumento de 1.336% nas internações por síndrome respiratória aguda grave nas 33 semanas de 2020 se comparadas com o mesmo período de 2019.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: