Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Comércio não deve abrir no dia dos finados em Araguari

sex, 30 de outubro de 2020 16:07

Da redação

Comércio deve fechar no dia dos finados

Comércio deve fechar no dia dos finados

Na sexta, 30, comemora-se o “Dia do Servidor Público”, e logo após o final de semana, na segunda, 2, comemora-se o dia de finados. No período, os órgãos públicos não essenciais da prefeitura entram em recesso com o chamado “feriado prolongado”, sendo o ponto facultativo na sexta.        O comércio abre no sábado,31.

É importante ressaltar que as determinações se aplicam somente às secretarias, coordenadorias e repartições públicas municipais, uma vez que os serviços considerados essenciais à população funcionarão em regime de plantão.

Ainda, serão asseguradas as ações de unidades que tenham urgência e emergência da secretaria de Saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), secretaria de Trânsito e a Superintendência de Água e Esgoto (SAE).

A reportagem da Gazeta entrou em contato com Pedro Luiz de Souza, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari (CDL), entidade que representa o comércio municipal. “A forma como acontecerá neste ano, foi votada no ano passado, por outra gestão. Segunda, 2, o comércio não abre. No sábado, 31, funciona até as 13h. Porém, estamos lutando para conseguirmos uma alteração na lei para que o comércio funcione até às 18h”.

Órgãos públicos municipais não essenciais terão ponto facultativo hoje, 30

Órgãos públicos municipais não essenciais terão ponto facultativo hoje, 30

Ao ser perguntado a respeito das expectativas de vendas, o presidente da CDL também comentou o fechamento dos cemitérios, que foi anunciado pela administração municipal: “Temos uma boa expectativa, mas depende também de uma reunião que faremos hoje,29, para tentar conseguir a abertura dos cemitérios”.

Os cemitérios, segundo Expedito Castro, secretário de obras em Araguari, permanecem fechados no “fim de semana de finados”, conforme foi noticiado pela Gazeta no início da semana. A decisão não seria alterada, ainda de acordo com o secretário municipal.

“Eu entendo que o Executivo poderia fazer algo organizado para a abertura do cemitério, justamente para fomentar os setores do comércio que já estão impactados pela pandemia”, ponderou Pedro Luiz, a respeito do fechamento dos cemitérios em Araguari. “A pandemia foi um fator que afetou o comércio neste ano, e setores de vendas de flores, velas, dentre outros, serão impactados ainda mais com essa decisão”, finalizou.

Os cemitérios não seriam abertos para evitar aglomerações em massa durante o período de pandemia, segundo instruções da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde, conforme explicou o secretário de obras.

Segundo o último boletim epidemiológico municipal, divulgado na terça, 27, Araguari já registrou mais de 4.300 casos de infectados pelo novo coronavírus e 97 óbitos causados pela doença, outras 2 mortes estão sendo investigadas.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Quem proíbe abrir cemitérios? Permite abrir bares, noites, bancos, a carreatas políticas. Que país é esse? Ou para tudo ou nada

Deixe seu comentário: