Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Coluna: Neuropsi (24/09)

qui, 24 de setembro de 2020 00:47

Abertura-neuropse

1-O que é o transtorno dismórfico corporal (TDC)?

O Transtorno dismórfico corporal (TDC) é um problema de saúde mental relacionado à imagem corporal, em que um indivíduo tem uma preocupação com um ou mais defeitos percebidos em sua aparência. A mídia, por vezes, refere-se ao Transtorno dismórfico corporal como “síndrome feiura imaginada”, mas isso não é apropriado, porque a feiura percebida é muito real para o portador.

 

2-Quando é que a preocupação com a aparência se torna Transtorno dismórfico corporal?

 Muitas pessoas têm algum grau de preocupação com algum aspecto de sua aparência. Para receber um diagnóstico de Transtorno dismórfico corporal, a preocupação da pessoa deve causar sofrimento significativo ou prejuízo em pelo menos uma área de sua vida. Por exemplo, alguém que vive com Transtorno dismórfico corporal pode evitar uma série de situações sociais por causa da ansiedade e desconforto nessas situações criar. Eles podem camuflar-se excessivamente para esconder o defeito percebido usando maquiagem pesada, escovando os cabelos de uma forma particular, mudando sua postura, ou vestindo roupas pesadas. Podem passar várias horas por dia pensando sobre o seu defeito percebido e se perguntando questões que não podem ser respondidas, tais como, “Por que eu sou assim?”

 

 

3-Quais são as áreas corporais mais envolvidas?

As queixas mais comuns (em ordem decrescente) dizem respeito ao nariz, cabelo, pele, olhos, queixo, lábios e do corpo em geral construir. As pessoas que vivem com Transtorno dismórfico corporal podem queixar-se da falta de simetria. Eles podem sentir que algo está muito grande ou muito pequeno, ou que está fora de proporção ao resto do corpo. Transtorno dismórfico corporal pode dizer respeito a qualquer parte do corpo, incluindo os seios e genitais.

 

4-Qual é a característica da doença?

O transtorno dismórfico corporal é constituído por pensamentos praticamente delirantes, com características obsessivas, resistentes a todas as demonstrações objetivas em contrário (opinião das demais pessoas, espelhos, balanças, fotos etc.), além de serem intrusivos à consciência e em geral acompanhados por rituais, características que são, também, muito semelhantes a pensamentos obsessivos.

Tudo isso leva as pessoas que sofrem do mal a evitar lugares públicos e mesmo sair de casa (isolamento social) e a procurar por tratamentos estéticos de maneira doentia (cirurgias plásticas, tratamentos de rejuvenescimento, uso exagerado de cosméticos, cuidados exagerados com os cabelos, uso de roupas às vezes desconfortáveis, mas que escondam o corpo etc.).

 

5-Como é feito o tratamento?

O tratamento mais adequado para o transtorno dismórfico corporal é uma longa psicoterapia, preferencialmente comportamental e cognitiva, embora esse tratamento seja bastante difícil ou mesmo impossível, pois grande parte dos pacientes crê ser apenas “vaidosos” e não aceita ser doente. No entanto, o transtorno dismórfico corporal é fonte de grande sofrimento e angústia para os pacientes. Muitas vezes é necessário a avaliação da psiquiatria.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: