Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (05/06)

sex, 5 de junho de 2020 01:53

FIRME NO PROPÓSITO

O vereador Paulo do Vale, pré-candidato à prefeitura de Araguari, continua firme em seu caminho rumo ao Palácio. Ontem participou de embates, em vários canais de notícia da cidade, mostrando sua vontade em assumir a cadeira do Executivo.

É HOJE

Hoje acontece a reunião do Comitê de Gestão Contra a Crise. Na pauta, principalmente, a liberação do consumo de bebidas alcoólicas nos restaurantes e bares da cidade.

LOUCURA

Esse assunto se tornou uma bandeira de alguns vereadores e parte da imprensa local, que defendem a abertura desse tipo de comércio, justificando que eles necessitam voltar às atividades para a própria sobrevivência.

DESTAQUE

Na quarta-feira, no canal de TV da CNN, o deputado Zé Vitor tratou do relatório da MP944 que prevê uma linha de crédito especial para pequenas e médias empresas pagarem salários de trabalhadores nesse tempo de pandemia. O jovem parlamentar foi o destaque da semana nas redes sociais.

VAI TER FIM

Graças ao deputado estadual Doorgal Andrada, o sofrimento da população, e porque não dizer dos animais, vai acabar na próxima semana. O parlamentar destinou verba para a compra de um caminhão próprio para o recolhimento desses seres, dando inicio à captura dos bovinos e equinos na segunda-feira, e finalmente acabando com o risco causado à população. Parabéns Doorgal pela iniciativa.

RESPONSABILIDADE

O partido Novo abriu mão das verbas do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral, para as Eleições Municipais de 2020. A sigla comunicou a renúncia aos recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta segunda-feira (1º). Com isso, dos 33 partidos políticos registrados na Corte Eleitoral, somente o Novo não receberá os valores do FEFC.

TRANSPARÊNCIA?

A indefinição sobre a data das eleições municipais de 2020 não impediu que os pré-candidatos dessem início à campanha eleitoral, mesmo fora do período oficial. Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas por vídeos, artes e publicações impulsionadas pelos pré-candidatos. Apesar dos gastos serem permitidos, não há prestação de contas sobre a pré-campanha, o que afeta a transparência das eleições.

SERÁ?

Oficialmente, a campanha eleitoral começa apenas no dia 16 de agosto, se mantido o calendário atual. No entanto, uma decisão do ministro Luiz Fux, quando presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018, deu mais liberdade para a atuação dos pré-candidatos durante os meses que antecedem o início da campanha. A principal diferença é que o candidato não pode pedir votos, explicitamente, durante a pré-campanha, conforme a legislação eleitoral.

IMPULSIONAMENTO ESTÁ PERMITIDO

O impulsionamento de publicações em plataformas da internet também está permitido na pré-campanha. Esta será a primeira eleição municipal que a prática não será vedada. O impulsionamento foi liberado nas eleições de 2018, mas era proibido nas eleições municipais de 2016. Durante o período eleitoral de 2018, o Facebook, por exemplo, disponibilizou uma página onde era possível verificar quais publicações os candidatos estavam impulsionando e o valor gasto em cada um dos impulsionamentos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: