Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (21/10)

qua, 21 de outubro de 2020 14:03

Abertura da redação

 

RESOLVIDO

Após várias farpas trocadas nos últimos dias, os vereadores Warley Maravilha e Jander Patrocínio fazem as pazes em Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta terça, 20, inclusive selando o momento com um abraço e aplausos dos presentes.

 

 

RECURSO 1

Dois candidatos ao cargo de vereador em Araguari que haviam sido multados por propaganda eleitoral extemporânea obtiveram êxito em seus recursos no TRE, afastando a sanção aplicada.

 

 

RECURSO 2

Já o recurso interposto pelo vereador Mãe Preta, em face da sentença proferida pelo Juízo da 16ª Zona Eleitoral de Araguari-MG que concedeu direito de resposta ao candidato a prefeito Tubertino Sena e determinou a retirada de discurso proferido em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araguari, foi negado, sendo mantida sentença e determinações.

 

 

DRENAGEM

Algo que vem incomodando, e muito, os moradores da avenida Coronel Belchior de Godoy é a falta de escoamento de água em toda a extensão da via. Com a chegada das chuvas o que se vê na pista, principalmente ao lado do canteiro central é um verdadeiro alagamento, causando grandes transtornos para moradores e motoristas. O escoamento da referida via foi feito sem a observação do escoamento/queda das águas pluviais, com isso, o asfalto também tem sofrido um grande desgaste. O que fazer?

 

ENCHENTE

Durante uma rápida caminhada pelo centro da cidade, é notório que vários bueiros estão totalmente entupidos, devido ao acúmulo de papéis, plásticos e descartáveis em seu interior. Observando mais a fundo, notei que os resíduos/entulhos são descartados por alguns proprietários de lanchonetes que, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente e com a limpeza jogam todo o lixo após a limpeza de seu comércio, para dentro dos bueiros. Precisamos de um pouco mais de consciência dos moradores e também dos comerciantes, pois a organização e limpeza da cidade dependem de todos nós.

 

ENTULHO

Em alguns locais da cidade continua impossível transitar pela calçada. Muito entulho, sujeira e mato causando obstrução ao pedestre que deseja passar, levando-o, assim, ao risco iminente de atropelamento. Alguma coisa precisa ser feita com urgência para que acidentes não ocorram…

 

TRÂNSITO

Se falarmos em segurança no trânsito, é impressionante como uma grande parte dos motoristas araguarinos desrespeita a legislação vigente. Se ficarmos cinco minutos em qualquer semáforo da cidade, registraremos mais de 60% dos condutores passando pelos mesmos em sinal de parada. Os motociclistas são os mais abusados, transpondo os sinais sem ao menos reduzir a velocidade. Um verdadeiro absurdo, que contribui e muito para o crescimento das estatísticas de acidentes na cidade. O motorista precisa ser mais consciente, pois, mesmo com as melhorias realizadas no trânsito, se elas não forem respeitadas, muitos acidentes ainda ocorrerão.

 

LIMPEZA

Em várias avenidas da cidade a prefeitura realiza a poda dos canteiros centrais, deixando assim a cidade com um aspecto de limpeza e organização. Um trabalho que é digno de elogios.

 

EM BAIXA

O Hemocentro de Uberlândia registrou uma baixa de 40% nas doações agendadas para as próximas semanas. Com isso, o estoque de sangue que já andava em níveis baixos, pode chegar a níveis críticos. Os tipos de sangue mais necessitados no momento são O e A, positivo e negativo. São 100 vagas diárias para doação, de segunda a sábado, mas cerca de metade delas não têm sido preenchidas. O número de doações já havia caído drasticamente no início do ano com a pandemia de Covid-19 e agora está ainda pior.

 

ELEIÇÕES

No Brasil, apesar do comparecimento ao local de votação nas eleições ser obrigatório, a menos que seja justificado, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que pode votar nulo ou branco. Mas qual é a diferença entre essas opções? De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Já o nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para isso, precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”. Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor. Na prática, era tido como voto de conformismo, como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto o nulo – considerado inválido pela Justiça Eleitoral – era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral.

 

VOTOS VÁLIDOS

Atualmente, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, que não interfere no pleito eleitoral. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.

3 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Deve ser dois que emporcalhou a minha caixa de correio e mais um outro que juntou com grupinho pra dominar a cidade, mas eu rasguei tudo em mil pedacinhos e joguei no reciclado de papéis. Adora inaugurar placas nos terrenos horrorosos no centro. Eu quero ver inaugurar um prédio bonito pra embelezar a cidade. cabra safado.

  2. Anônimo disse:

    Obs: Concordância verbal. Emporcalharam.

  3. Anônimo disse:

    Eu estou observando que essas empreiteiras só limpam as avenidas centrais e alguma praça.
    Tive que pagar particular para capinar as beiradas da minha calçada e esse serviço é cobrado no imposto. Até nos anos noventa agente ainda via pessoas que tomavam conta das praças, era tudo tão limpinho, tinha as garis que varriam as ruas. O que aconteceu, os políticos ganham tanto que não sobra mais dinheiro nem pra limpeza da cidade. Eu não sei, mas dá vontade de levar uma vassoura e varrer a Manoel Bonito, a Getúlio Vargas e a Rua Rui Barbosa, uma sujeira depois do expediente, barata pra tudo quanto é lado.

Deixe seu comentário: