Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (14/01)

qui, 14 de janeiro de 2021 11:50

 Abertura da redação

TREINAMENTO

Visando preparar vereadores e assessores da atual legislatura, a Câmara Municipal de Araguari promoveria hoje, dia 14, e amanhã, dia 15, um treinamento sobre a rotina parlamentar. A capacitação está sendo aguardada com expectativa, principalmente pelas equipes dos vereadores de primeiro mandato que pretendem mostrar serviço para a comunidade. Porém, com o avanço da pandemia na cidade, a Mesa Diretora deve adiar, para a próxima semana, o curso que será ministrado por servidores da Casa e promovido pela Escola do Legislativo Virgínia Alcântara.

 

MOBILIZAÇÃO

Após os protestos da comunidade em relação à dificuldade de receber atendimento no Hospital de Campanha, os vereadores Léo Mulata (presidente da Câmara), Rodrigo Piracaíba (vice) e Vinícius Duarte se mobilizaram para tratar do assunto. Ontem pela manhã estiveram no HCAMP, no Centro de Referência e também na Santa Casa de Misericórdia. Viram, com os próprios olhos, parte da dificuldade encontrada pelo povo.

 

RESULTADO

Entretanto, o que a comunidade espera e necessita com urgência é atendimento adequado e eficiente. Muito embora o Poder Público afirme estar tomando as providências necessárias, quem está doente não possui condições físicas e nem emocionais de entender os entraves burocráticos que sequer deveriam existir. Mas, já que existem, que os responsáveis tratem de solucioná-los da maneira mais rápida possível.

 

SOLIDARIEDADE

Ninguém quer e nem está preparado para perder um ente querido. Muito menos enfrentar qualquer tipo de doença. É impossível não se solidarizar com a dor de inúmeras famílias que perdem seus entes seja para a Covid-19 ou qualquer outra enfermidade. Em qualquer situação, ter empatia e humanidade é fundamental. Perder alguém será sempre doloroso. Mas, perder alguém com a certeza de que essa pessoa recebeu toda a assistência necessária é, no mínimo, um pouco mais reconfortante. É inaceitável ver tantas pessoas sofrendo com a agonia de buscar atendimento médico para seus familiares e não conseguirem.

 

TESTAGEM

Além da lotação do número de leitos e da falta de profissionais para realizar o atendimento, a comunidade sofre também com a dificuldade de conseguir fazer o exame. Não é raro ter a notícia de que famílias inteiras estão acometidas pelo vírus, mas, que sequer, conseguiram fazer o exame na rede pública de saúde. Quem consegue, se aperta e paga o exame particular. Que não tem essa condição segue perambulando em busca de atendimento e até transmitindo a doença em seus locais de convívio diário, pois, se assintomáticas, sem a testagem, não fazem o devido isolamento.

 

CONTRATAÇÃO

Foi publicada no Correio Oficial de ontem a deliberação do Conselho Municipal de Saúde que aprovou a realização de Chamamento Público Emergencial para a contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e até educadores físicos para atuar nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, CAPSi, CAPS-AD, CAPS-I, EMAESM, Centro de Referência ao Enfrentamento à Covid-19, Hospital de Campanha e Programas de Reabilitação. A expectativa é de que o Chamamento Público, que trará as regras e todas as informações referentes à contratação, seja publicado nos próximos dias.

 

DIFICULDADE

No início da pandemia, a gestão do ex-prefeito Marcos Coelho enfrentou dificuldade para conseguir contratar profissionais para atuar na linha de frente de combate à doença, principalmente, médicos. A remuneração oferecida, naquela época, não era interessante para os profissionais que encontravam, inclusive na região, valores mais atrativos. Tomara que a experiência não se repita, pois, a saúde pública está à beira do caos.

 

“DOIS PESOS, UMA MEDIDA”

Conforme anunciado pelo prefeito Renato Carvalho e pela secretária Soraya Ribeiro de Moura (Saúde), o Executivo intensificou a fiscalização junto ao comércio da cidade e às academias. Ontem, na Rua Rui Barbosa, uma das principais vias comerciais da cidade, o movimento era tranquilo. Apreensivos com eventual fechamento, porém, cientes da gravidade da situação, alguns comerciantes afirmavam que não há aglomerações dentro das lojas e que todas cumprem seus planos de contingência. Questionavam também o fato de concentrarem a fiscalização no centro da cidade e se “esquecerem” de vias mais distantes, porém, com forte movimento como as avenidas Senador Melo Viana, Vereador Geraldo Teodoro e Joaquim Barbosa.

 

FECHADA

A agência do Sicoob ARACREDI da avenida Melo Viana, por medida de segurança, encontra-se fechada devido a um caso de um funcionário que está com suspeita de covid-19. Em contato, informações de que o local está passando por um processo de dedetização e as atividades devem retornar na próxima segunda-feira, 18.

 

PROCESSO SELETIVO

 

O governo de Minas abriu o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 79 profissionais para contribuir com a viabilização do plano de vacinação contra a COVID-19.  São 32 vagas para profissionais de nível superior e 47 vagas para profissionais de nível médio/técnico. As áreas de formação abrangem enfermagem, farmácia, biomedicina, ciências biológicas, gestores de serviços de saúde e patologia clinica/análises clínicas. Os contratados deverão atuar em Belo Horizonte e Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais.

 

 

INSCRIÇÕES

De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas no site www.saúde.mg.gov.br/processoseletivo a partir da próxima segunda-feira, dia 18, até às 17h do dia 29 de janeiro de 2021. O tempo de duração dos contratos será de seis meses, podendo ser prorrogado, e a remuneração pode chegar a R$ 4.995,15. A seleção se dará por meio de análise de currículo e entrevista.

 

LÁ EM GOIÁS

O prefeito eleito no último pleito eleitoral na capital goiana, Luiz Alberto Maguito Vilela, morreu na madrugada de ontem, 13, aos 71 anos em São Paulo. Ele estava internado desde outubro. Era casado com Flávia Teles. Deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.

 

REPRESENTATIVIDADE

Maguito, natural de Jatai, foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil. Antes de disputar a eleição deste ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Mas, também tem gente que anda na rua o dia inteiro no meio de aglomerações, sem a menor precisão, sem máscara, simplesmente porque não tolera ficar em casa. No começo da pandemia um senhor matou a esposa dele, porque ela não queria deixar ele sair. O pior de tudo é a ignorância das pessoas que gostam de aglomerar em todos os locais. Esses dias morreu uma menina de Quinze anos sem comorbidades, talvez baixa imunidade, dependendo do jeito que vem, mata.Quem vai ficar, quem vai partir.

Deixe seu comentário: