Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (10/10)

qui, 10 de setembro de 2020 10:48

Abertura da redação

ONDA VERMELHA

A partir deste sábado, 12, deverá haver novo fechamento em Araguari. Prefeitura deve publicar decreto na próxima sexta-feira. O Triângulo Norte, macrorregião em que Araguari está incluída, entrou na onda vermelha, a mais restrita de todas, que permite a abertura dos seguintes serviços: supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; bares (somente para delivery ou retirada no balcão); açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; serviços de ambulantes de alimentação; farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; vigilância e segurança privada; serviços de reparo e manutenção; lojas de informática e aparelhos de comunicação; hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; construção civil e obras de infraestrutura; comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

 

O PAU QUE NASCE TORTO…

Não tem jeito, morre torto. O chiste popular é este. E cai como uma luva no presente. Foi só aparecer um feriado para gentes de todas as classes e categorias correrem para as praias e locupletarem as mesas de bares. A pandemia continua e agradece as gigantescas aglomerações formadas no feriadão. Daqui a alguns dias, vamos ver se registramos uma curva ascendente no número de contaminados e mortos, em função da ausência de cuidados nesses dias, ou, quem sabe, veremos a prova definitiva de que Deus é brasileiro e concedeu a graça de afastar do nosso meio essa demoníaca Covid-19. Tenho a impressão de que não será ainda desta vez que o Misericordioso mostrará ter escolhido nossas plagas como seu habitat terreno.

 

SOLA DE SAPATO

Mesmo sob o temor que ainda provoca a pandemia, nos meados de novembro, os candidatos deverão gastar muita sola de sapato para se fazerem conhecidos. O eleitor está desconfiado.

 

PERFIL PESSOAL

A identidade do candidato – quem é, quem foi no passado, o que fez e faz, seu pensamento, sua palavra – será mais importante que o seu partido, que deverá ficar escondido na campanha.

 

SAÚDE

A saúde, por motivos óbvios, será o tema central da campanha. A falta de equipamentos hospitalares dará o tom maior.

 

MINORIAS

Veremos uma campanha em que a defesa das minorias encampará discursos de candidatos. As mulheres, por sua vez, comporão em grande número as indicações de chapas majoritárias, como cabeça de chapa ou na condição de vice.

 

RECURSOS

É possível prever uma avalanche de acusações e denúncias sobre recursos que foram mal distribuídos, ou distribuídos injustamente, desvios de finalidade, falta de critérios etc.

 

FAKE NEWS

Fiscais, auditores e juízes de Tribunais Regionais Eleitorais trabalharão muito mais para coibir os abusos a serem cometidos nas redes sociais, principalmente prováveis ondas de fake news.

 

A BASE E OS 2 ANDARES ACIMA

Deverão ser eleitos 5.570 prefeitos e quase 60 mil vereadores. Este ano, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim delas na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na Câmara Municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado. Esses vereadores formarão a base do edifício político, a ser completado com os dois andares a serem construídos em 2022, com a eleição de 27 governadores, 27 senadores (que se somarão aos 54 eleitos em 2018), 513 deputados Federais e 1.059 deputados estaduais, presidente da República e vice.

 

MAIS DE UM MILHÃO

A campanha deste ano, em face da proibição de coligações proporcionais, deverá ter mais de um milhão de candidatos que poderão ser apresentados por 33 partidos.

2 Comentários

  1. darciano disse:

    No Brasil como um todo, tudo funcionando,sem restriçao sem fechar ou mandar fechar,os numeros
    favoravelmente so regridem de obitos ,enquanto nos tempos mais duros da quarentena so alavancavam com força inexoravel….e uma pandemia que muitas verdades ainda vai aparecer..faço um desagravo aos comerciantes araguarinos ou aos que sobrarem deles..

  2. Anônimo disse:

    Muitos ao invés de passar a faixa, irão passar é a tornozeleira.

Deixe seu comentário: