Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (10/10)

sáb, 10 de outubro de 2020 00:29

Abertura da redação

 

ENTRETENIMENTO?

Começou o horário eleitoral, acabou o sossego…

FORA

A juíza Eleitoral, Dra. Ana Regia, emitiu parecer sobre a impugnação da candidatura de Mãe Preta ao cargo de Prefeito de Araguari- “ Conforme consta da impugnação proposta pelo MP Eleitoral nos presentes autos, em especial ao teor da certidão criminal de ID n. 11436091, emitida pelo Cartório da Vara Criminal da Comarca de Ipameri/GO, o candidato impugnado foi condenado naquele juízo nos autos da Ação Penal n. 200704673368 pela prática do tipo penal do artigo 38 da Lei n. 9605/98, crime ambiental, com trânsito em julgado da condenação penal em 08/01/2013 e declaração de extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena em 15/07/2014.”

2022

Ainda segunda a decisão, o candidato Mãe Preta está com os direitos políticos suspensos até 2022 – “Nesse passo, o candidato impugnado, de acordo com o citado preceito legal, encontra-se desprovido de capacidade eleitoral passiva, inelegível, até o dia 15/07/2022, ou seja, 8 (oito) anos após o fim do cumprimento da sua pena relativa à condenação criminal em comento.”

TEMPO

Uma frente fria chega à nossa região hoje e a previsão é de chuvas nas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no fim de semana e feriado de Nossa Senhora Aparecida. A partir de amanhã, a previsão é tempo nublado e pancadas de chuva. No entanto, as temperaturas continuam altas na região, podendo atingir os 40 ºC. Patrocínio e Patos de Minas serão as cidades mais frescas, atingindo 18 ºC de temperatura mínima no feriado. Araguari fica logo atrás, marcando entre 19 ºC e 34 ºC na segunda-feira.

 

ALERTA

Devido ao forte calor e a disponibilidade de umidade, é muito comum nesta época do ano a formação de nuvens cúmulo-nimbos, que atingem uma estrutura vertical de até 15 km de altura, organizando fortes chuvas com raios, rajadas de ventos e granizo. As temperaturas são altas nos próximos dias, com máximas variando entre 36 ºC e 40 ºC.

 

COMÉRCIO

A prefeitura de Araguari, atendendo a solicitação da CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari, publicou um decreto que tem o objetivo de permitir o funcionamento das atividades econômicas não essenciais nos dias 10, 11 e 12 de outubro.

 

AMARELA

O município de Araguari continua enquadrado na onda amarela do Plano Minas Consciente, o que permite excepcionalmente acolher a solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari. Fica autorizado, o funcionamento das atividades econômicas não essenciais no dia 10 de outubro, no horário das 9h às 18h; no dia 11 de outubro, no horário das 10h às 15h e no dia 12 de outubro, no horário das 9h às 18h. Nas datas, haverá maior deslocamento de pessoas para fazer compras em razão do feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e também do dia das crianças. Esse horário diferenciado proporcionará melhorar o fluxo e distribuição de pessoas no comércio local.

 

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, que pretendem continuar na mesma escola no próximo ano, já podem renovar a matrícula para 2021. A garantia da vaga para os estudantes que já estão na rede pública estadual de ensino será formalizada pelos pais e/ou responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, no endereço renovacao.educacao.mg.gov.br. As famílias ou o aluno maior de 18 anos, que não tenham acesso à internet, devem entrar em contato com a escola, por telefone, aplicativo de mensagens ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período, para manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse de continuidade de estudos onde se encontram matriculados. O processo deve ser realizado até o dia 30 de outubro deste ano.

 

SAÚDE

Vai até 30/10 a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos. A iniciativa, que também engloba a imunização contra a poliomielite, disponibilizará as doses de vacinas para todo o público-alvo, e terá seu dia D, com divulgação e mobilização nacional, em 17/10. Em Minas Gerais, a campanha adota o slogan “Cartão em dia, saúde protegida” para chamar atenção sobre a importância de manter a vacinação em dia, em qualquer idade, para garantir uma vida saudável e livre de doenças.

 

 

 

 

VESTIBULAR UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançou um edital de retificação para o vestibular de 2020. As novas datas das provas são 19 e 20 de dezembro. Segundo o edital, a aplicação das provas seguirá todas as medidas recomendadas pelos Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU e os comitês de enfrentamento à doença nas cidades onde a prova será feita.

 

 

MUDANÇAS

Este ano o vestibular será realizado em uma única fase, com questões de múltipla escolha, questões discursivas e uma prova de redação. Outra modificação é que, quem tiver se inscrito no vestibular entre os dias 3 de fevereiro e 2 de março, poderá alterar as opções de curso, modalidade de vaga, língua estrangeira, cidade de realização da prova e atendimento especializado e/ou específico. Além disso, todas as inscrições previamente feitas estão garantidas, mas também poderão ser feitas novas inscrições, entre 20 de outubro e 3 de novembro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: