Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Cantinho do Mário

sáb, 6 de junho de 2020 23:19

 Abertura-cantinho

MARIA AMÂNCIA PIRES, carinhosamente conhecida como Dona Tuta

Maria Amância Pires, carinhosamente conhecida como Dona Tuta

Na pessoa de MARIA AMÂNCIA PIRES, 08.09.1921 + 25.05.2020, conhecida carinhosamente por todos como Dona Tuta, faço uma homenagem a todas as mulheres e principalmente às mães, tendo em vista o mês de maio que acaba de se encerrar. Ela é natural de Araguari. Viúva do saudoso Jovino José Pires. Filhos: Waldir, escrivão; Waldenir, aposentado; Wanir, aposentado; Vânia, aposentada; Vadilson, especial; Wagner, jornalista e radialista; Valéria, médica. Vinte netos, vinte bisnetos e um tataraneto. Mudou-se para a casa onde mora na Rua Olegário Maciel em 1942. Foi uma das primeiras moradoras do local, quando, em volta, eram só fazendas. Disse ela que foi como morar na roça.

A Dona Tuta é uma pessoa muito especial para os vizinhos e amigos. Contam que quando ela vai ao supermercado, que está cerca de 200 metros de sua casa, demora uma hora para ir e uma para voltar. Motivo: as pessoas param-na de dez em dez metros para conversar e para usufruir de sua aura, irradiando bondade e alegria. Muito simples e cativante, tem sempre um sorriso para todos. Pelo que eu soube, isso é normal na casa dela. Seu marido trabalhou muitos anos em uma firma e estava construindo uma casa de adobe para a família, seu patrão chegou olhou a obra e disse ao Jovino: “Preciso de sua presença no trabalho.” Embora preocupado com a chuva que poderia comprometer sua construção, se dispôs imediatamente. Trabalhou o dia inteiro sem reclamar e quando voltou para casa encontrou 11.000 tijolos novinhos doados pelo patrão. Toda a família é muito educada e simples como a mãe. Pela árvore se vê os frutos. “Um abraço Dona Tuta, super mãe 2010”: homenagem publicada nesta coluna, no referido ano, para uma pessoa que sempre admirei muito. Mãe amorosa, uma pessoa exemplar, feliz, e quando fizemos essa coluna demos boas risadas juntos. Este pensamento foi feito pra ela: “Quando nascestes todos riam e só você chorava, viva de tal forma que quando você desencarnar, todos chorem e só você sorria.” Um super abraço na minha amiga, onde estiver.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS DE ARAGUARI

Antes de aprontar com algum amigo ou conhecido é bom conhecê-lo de fato. O Zé chegou à agência para pagar sua conta de luz. Sabedores que nosso amigo era um hipocondríaco de carteirinha e muito impressionável, começaram a alugá-lo.

O Pedro o chamou em particular e perguntou:

-Você está se sentindo bem? Parece que está um tanto pálido, não quer se sentar?

O João fez coro.

-Vou-lhe trazer uma cadeira. Colocou a cadeira do lado de fora do balcão, fez o Zé assentar-se, trouxe-lhe um copo de água e enquanto ele tremia feito vara verde, colocou-lhe a mão sobre a testa e afirmou convicto.

-Você parece que está com febre. Puxou seu olho para baixo e disse:

_Nooossa! Foi a gota d’água, o cara escorregou da cadeira, virou os olhos e caiu duro, deu o maior trabalho. Quem não tem dinheiro…

                                                                                                                 Mário F. S. Junior

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: