Terça-feira, 19 de Março de 2024 Fazer o Login

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari tem melhor nota em indicador nacional

qua, 23 de setembro de 2020 11:48

A educação dos Colégios Militares no Brasil é conceituada como de alta qualidade e abrange nos modelos pedagógicos questões como interdisciplinaridade, modernidade, tradição, educação integral e aprendizado para a vida.

O IDEB é um índice que tem como principal função medir a qualidade do aprendizado em nível nacional e estabelecer metas relacionadas a melhoria do ensino, de maneira que exista um monitoramento através de dados concretos, sendo que as metas são diferenciadas de acordo com as escolas e redes de ensino.

Colégio Militar tem maior nota do IDEB em Araguari no ano de 2019

Colégio Militar tem maior nota do IDEB em Araguari no ano de 2019

 

O IDEB é calculado a partir da taxa de rendimento escolar, ou seja, aprovações e médias de desempenho dos exames que são aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC e, os índices de aprovação são feitos através de Censo Escolar, realizado anualmente.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Araguari teve maior nota no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – dentre as escolas de Araguari. De acordo com dados levantados e divulgados pelo Inep, tanto para o Ensino Fundamental Inicial e Final bem como para o Ensino Médio em 2019, sendo que o comparativo é feito entre redes pública, estadual e privada.

Na oportunidade, o Comandante do Colégio Tiradentes de Araguari, Odison de Oliveira destacou: “O colégio possui um ensino diferenciado. Nós temos o mesmo ensino em todos os colégios Tiradentes, sendo que são 30 em Minas Gerais. Toda matéria que é dada em Araguari por exemplo, é igual em Belo Horizonte, então o mesmo material de estudo aqui é o mesmo em todos. Temos um cronograma a seguir, distribuído em todos os colégios e fiscalizado através da DEEAS (Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social). Esse trabalho vem sendo feito há muitos anos. Os colégios Tiradentes têm se destacado nos últimos anos em todas as provas do IDEB. ”

O Colégio Militar de Araguari foi fundado e teve seu primeiro ano letivo em 2018

O Colégio Militar de Araguari foi fundado e teve seu primeiro ano letivo em 2018

O Colégio Militar de Araguari foi fundado e teve seu primeiro ano letivo em 2018, e no ano de 2019 ficou em primeiro lugar no IDEB da cidade, ainda de acordo com o Comandante Odison de Oliveira. “Estamos muito contentes com isso, e é um ponto importante de incentivo para continuarmos com esse trabalho e buscar a melhoria dele.

Neste ano de 2020, com a pandemia do Covid-19 e o afastamento dos alunos das aulas presenciais, os Colégios iniciaram o ensino à distância sob a coordenação da DEEAS, seguido por todos os Colégios de Minas Gerais. “Fazemos avaliações toda semana, as provas são feitas normalmente para medir o conhecimento do aluno, se o ensinamento está chegando a ele, e se o professor está conseguindo transmitir o conteúdo ao aluno. Logico que tudo é novidade para nós este ano, mas a DEEAS já tinha todo um controle e planejamento para todos os colégios. Trimestralmente, a DEEAS realiza avaliações do sistema de ensino em todos os colégios para controlar se o conteúdo está chegando aos nossos alunos. Essas avaliações vem de Belo Horizonte e só temos acesso assim que chegam para serem realizadas, ou seja, é também um sistema eficiente de monitoramento para garantir a qualidade do nosso ensino, porque avalia o sistema como um todo em Minas Gerais, certificando de que os alunos estão com o mesmo nível de ensino em todos os nossos colégios no estado. O sistema é igual para todos, independente se em uma cidade possui 3000 alunos e noutra 300, isso garante também nosso padrão de qualidade.”, finalizou o comandante.

2 Comentários

  1. Julio disse:

    Parabéns à todo corpo docente, discente, e direção do Colégio Militar Tiradentes, orgulho para nossa cidade.

  2. Luciana Maria da Silva disse:

    Gostaria de me informar a respeito do processo seletivo para as designações 2021 como proceder para me increver. NOTA 10 ÓTIMA EQUIPE PEDAGÓGICA parabéns a todos.

Deixe seu comentário: