Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Chuva forte causa alagamentos e transtornos em diversos bairros de Araguari

qui, 5 de dezembro de 2019 05:47

Da Redação

Uma nova frente fria voltou a atingir a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, causando fortes chuvas desde o início desta semana. Durante a tarde da última terça-feira, 3, por exemplo, a intempérie causou estragos em Araguari, deixando ruas completamente alagadas e bueiros entupidos. Moradores dos bairros São Sebastião, Vieno, Novo Horizonte, Independência e diversas ruas de acesso à avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo ficaram completamente alagadas, impossibilitando a passagem de condutores e pedestres.

Forte chuva que caiu sobre a cidade causa inúmeros transtornos para a população

Forte chuva que caiu sobre a cidade causa inúmeros transtornos para a população

 

No bairro Goiás, a água adentrou aos estabelecimentos comerciais e residências. Munícipes afirmam que o problema é recorrente e o local sofre com os alagamentos nesta época do ano. A grande quantidade de chuva também deixou pessoas completamente ilhadas no bairro Madri. “Esses alagamentos sempre causam vários problemas na cidade e em nosso bairro, a água entrou nas casas atingindo nossos móveis. Devido à altura que chegou a água da chuva, ficamos com receio de acontecer algum acidente, uma vez que os buracos ficam encobertos,” ressaltou um morador que preferiu não se identificar.

Diante disso, trabalhos de reparos nas ruas e avenidas da cidade estão sendo realizados pela prefeitura, por meio das pastas competentes. Em entrevista, o secretário de Obras, Expedito Castro Júnior ressaltou a intensificação das ações, principalmente relacionadas à desobstrução de bueiros. “A chuva que atingiu Araguari foi muito forte e por mais que a cidade esteja preparada, o volume grande de água causa estragos. A nossa principal preocupação é quanto à obstrução dos bueiros, pois, temos observado que as pessoas estão colocando tapumes, cimento e outros materiais nos bueiros, o que tem dificultado o escoamento de água. Diante disso, estamos realizando novamente a limpeza destes equipamentos. Aproveito ainda para chamar a atenção da sociedade para que nos ajude e não jogue lixo nas ruas, uma vez que os bueiros entupidos acabam prejudicando a todos.”

Sobre os transtornos enfrentados pelos moradores no bairro Madri, o secretário contou que esteve no local após as chuvas, acompanhado de sua equipe. Na oportunidade foi verificada a obstrução de praticamente todos os bueiros do bairro. Os equipamentos foram limpos e, conforme ressaltou o secretário, em breve as frentes de trabalho da secretaria realizarão obras no local, a fim de amenizar os alagamentos. Enquanto isso, as equipes estão dando continuidade em outras áreas da cidade, visando melhorar a vazão de água para diminuir os alagamentos, como por exemplo, na rua Jaime Araújo, no bairro Santa Terezinha.

A principal medida realizada no local foi a troca de uma tubulação de captação de 100 milímetros por uma de 200. Além disso, ainda está sendo feita uma caixa de contenção de 40 milímetros. A rua Abolição onde os danos eram constantes em períodos chuvosos, também está passando por intervenções. “Estamos acompanhando de perto as obras realizadas nestes locais. Na rua Abolição, por exemplo, estamos no estágio final. Após a conclusão da parte de drenagem será feita uma nova pavimentação e esperamos sanar o problema que há anos prejudicava aquele setor do bairro do Bosque. Estamos trabalhando em toda a cidade, fazendo ações a fim de melhorar a trafegabilidade.”

Além disso, os servidores da secretaria de Serviços Urbanos, também estão realizando trabalhos de limpeza das vias e recolhimento de entulho. Conforme o secretário Cândido Arruda, quatro empreiteiras estão atuando com todo efetivo de funcionários na cidade e nos distritos, principalmente devido ao período chuvoso.

Segundo o cronograma da secretaria, as atividades estão sendo desenvolvidas nos seguintes locais: avenidas Mato Grosso; Coronel Belchior de Godoy; Minas Gerais; Oswaldo Pieruccetti (Terminal Rodoviário); rua Moreira César, ruas Um e Dois (Residencial Madri) e nas praças: Getúlio Vargas, Manoel Bonito, bem como, a limpeza dos bueiros da avenida Theodolino Pereira de Araújo e no distrito de Piracaíba.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: