Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Candidatos alegam dificuldades para abertura de conta bancária

qui, 8 de outubro de 2020 10:09

Da Redação 

Cerca de 359 registros de candidatura estão em análise pelo Cartório Eleitoral

Cerca de 359 registros de candidatura estão em análise pelo Cartório Eleitoral

As eleições 2020 estão cada vez mais próximas e, com isso, as campanhas eleitorais têm tomado forma e sido divulgadas a todo vapor. No entanto, para que sejam possíveis, é preciso seguir uma série de procedimentos impostos pela Justiça Eleitoral. O objetivo é assegurar o uso correto dos recursos que integrarem cada conta cadastrada na titularidade dos partidos políticas e de seus integrantes.

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, o gerente da unidade da Caixa Econômica Federal (CEF) em Araguari, Marcílio Delfino, disse que, no geral o processo de abertura das contas tem ocorrido normalmente de acordo com os parâmetros estabelecidos pela matriz, o Banco Central (BC) e a Justiça Eleitoral. Questionado sobre relatos de candidatos que têm feito reclamações acerca da abertura das contas, o gerente explicou que, há particularidades que devem ser observadas.

Isso porque, antes de qualquer candidato fazer a abertura das contas individuais, é preciso que o partido político ao qual está vinculado tenha realizado o referido procedimento anteriormente. Caso contrário, o candidato a prefeito ou vereador não estará apto a prosseguir com a operação. Esta foi uma determinação da Justiça Eleitoral, porque, caso haja algum saldo remanescente, ele tem que ser devolvido pelo partido e depois à justiça.

Na oportunidade, Marcílio Delfino ainda acrescentou que, o prazo para realizarem os cadastros para a criação das contas, inicialmente, era até o dia 26 de setembro. No entanto, como muitos não o cumpriram, todo o procedimento foi atrasado. Ele ainda ressaltou que, para abrir a conta é preciso se dirigir à agência munido de toda a documentação necessária, para que “seja analisada e feito um agendamento para que ele retorne em até três dias para fazer as assinaturas necessárias. A entrega pode ser no partido ou diretamente no banco”, informou.

Até o momento, uma média de 35 cadastros têm sido feitos por dia, totalizando mais de 180 inscrições, além da abertura de 100 contas. Retornando aos possíveis problemas, o gerente da CEF ainda alertou quanto à necessidade de conferir os endereços informados nos documentos, pois, se houver divergências, se tornará um impasse no momento dos cadastros. Além disso, cada candidato a vereador tem o direito de abrir até três contas.

No que se refere aos parâmetros gerais do processo eleitoral até o dia D, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, contou que, no momento os trabalhos do cartório têm se concentrado na análise dos 359 registros de candidatura entre Araguari e Indianópolis, no intuito de concluir o deferimento ou indeferimento dos cadastros. Ele ainda acrescentou que as urnas já chegaram e estão sendo submetidas a procedimentos de correção de falhas nos hardwares, além de montar a comissão de transporte para os eleitores vindos da zona rural.

“Gostaria de lembrar que, a convocação de mesários continua. O cartório conclama as pessoas que têm interesse em ser mesários voluntários para que entrem no site do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e preencham o formulário. Também podem ir ao cartório eleitoral e manifestar o interesse de trabalhar”, destacou Fernando Guetti.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: