Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Campanha Novembro Azul enfatiza diagnóstico precoce do câncer de próstata

qua, 13 de novembro de 2013 00:03

Cerca de 60 mil novos casos da doença
foram registrados no país em 2012

Novembro AzulDA REDAÇÃO – Um toque, um drible. Esse é o tema que leva a campanha Novembro Azul, que nos próximos dias deve chegar a Araguari. Depois do sucesso do movimento Outubro Rosa, a nova proposta pretende destacar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 60 mil novos casos da doença foram registrados no ano anterior. Além disso, trata-se da segunda enfermidade mais comum entre os homens, abaixo apenas do câncer de pele.

Em Araguari, as ações serão conduzidas por uma prática conjunta entre a secretaria de Saúde e a Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”. Para a diretora administrativa do local, Vanessa Barbosa Andrade, o diagnóstico rápido é primordial para a cura da doença.

“No próximo dia 23 de novembro, realizaremos diversas ações gratuitas na Policlínica das 8 às 16 horas, com medição de pressão, dosagem de glicemia, avaliação nutricional e autorização para o exame de PSA (exame de sangue). É uma forma de enaltecer a importância da descoberta precoce, que é fundamental para o sucesso no tratamento do paciente”, disse.

Conforme apurou a reportagem, no mesmo dia o médico urologista Eduardo Henrique Marques Braga ministrará uma palestra acerca do assunto no auditório da Policlínica. Na unidade, ainda serão oferecidos testes rápidos de HIV e Hepatite até as 13 horas.

Com base na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis se diagnosticados precocemente. As pessoas com antecedentes familiares, obesos ou negros constituem o grupo com maior risco de desenvolver a doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: