Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo começou ontem

ter, 11 de fevereiro de 2020 05:43

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo nesta segunda-feira, 10. Esta primeira etapa acontecerá até 13 de março, com o Dia D de Mobilização Nacional programado para 15 de fevereiro (próximo sábado).

Em Araguari, o departamento de Epidemiologia informou que todas as unidades de saúde estarão recebendo os cidadãos para atualização do cartão de vacinas, não só contra o Sarampo, mas também, contra a Febre Amarela. Em se tratando da prevenção contra o sarampo, a aplicação da tríplice viral será disponibilizada apenas para o público alvo, crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos de idade.

660 mil doses foram distribuídas em todo o Estado

660 mil doses foram distribuídas em todo o Estado

 

A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 3 a 31 de agosto, desta vez, tendo como público prioritário adultos com idade entre 30 a 59 anos que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. Na segunda fase da campanha, o Dia D de Mobilização acontecerá em 22 de agosto.

O paciente deve comparecer à unidade mais próxima no horário de 7h30 as 16h30, levando documento de identificação e cartão de vacinação. Caso seja necessário, o cidadão também poderá receber uma dose da vacina contra a Febre Amarela. O departamento de Epidemiologia decidiu realizar essa campanha simultânea, uma vez que se faz necessário observar o período sazonal da Febre Amarela e os riscos de transmissão da doença no Estado, sobretudo a população em área de risco, como na zona rural e turismo ecológico.

“A vacinação é uma forma de criar imunidade, principalmente ao público jovem. Assim podemos certificar que mesmo com alguns casos da doença em outras regiões, em Araguari a vacinação contra o sarampo será bem-sucedida”, declarou o secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

Balanço Sarampo

Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil registrou 28 mil casos de Sarampo, doença que, até então havia sido erradicada do país. Em Minas Gerais, 136 casos da doença foram confirmados no ano passado. Desde então, a SES-MG tem buscado promover ações visando à proteção da população e, controle de possíveis surtos da enfermidade.

A estimativa de crianças e jovens entre 5 e 19 anos que tenham recebido apenas a primeira dose da vacina é de 529.417. Em torno de 1.657.022 pessoas não tomaram nenhuma das duas doses. Atualmente, o Estado possui cerca de 4 mil salas de vacinação espalhadas em diversos municípios mineiros e, de acordo com as orientações técnico-operacionais para a campanha, serão enviadas 660 mil doses da vacina tríplice viral para a primeira fase da campanha.

A Doença

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por um vírus e transmitida pela fala, tosse e espirro. Sendo extremamente contagiosa, ela pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A doença é caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida de descamação. A única forma de prevenção contra o Sarampo é a vacina fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: