Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 Fazer o Login

Caixa Econômica recebe orientação para evitar formação de filas e aglomeração de pessoas

ter, 5 de maio de 2020 10:59

 Da Redação

Em meio à pandemia do coronavírus, grande número de pessoas se aglomerou nesta segunda-feira, 4, em filas nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal. Em conversa com os usuários, a reportagem foi informada que a procura pelo banco é devido à dificuldade que tem sido enfrentada para a efetivação do saque de R$ 600, valor referente ao auxílio emergencial. Para conseguir ter acesso aos serviços da agência, muitos relataram que chegaram às 3h para garantir atendimento e por volta das 10h30, a fila dobrava a esquina da agência.

 

Agência da Caixa Econômica têm fila extensa e aglomerações nesta segunda-feira

Agência da Caixa Econômica têm fila extensa e aglomerações nesta segunda-feira

 

No local, apesar do uso de máscaras protegendo a boca e o nariz, o distanciamento mínimo não era respeitado. “Vimos muitas pessoas idosas permanecendo na fila por muito tempo, o que é um grande risco. Mesmo utilizando máscaras as pessoas podem se contaminar e não teve fiscalização da prefeitura para coibir a formação de filas que chegou a dar a volta no quarteirão,” ressaltou um araguarino que preferiu não se identificar.

Devido ao número de pessoas, a Polícia Militar também esteve no local para garantir a segurança de usuários da agência, pedestres e motoristas que por ali trafegaram durante o horário de atendimento. Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a prefeitura informou que a CEF tem até esta terça-feira, 5, para adotar as ações recomendadas pelo Ministério Público e pela prefeitura.

As medidas foram firmadas durante reunião na Promotoria de Defesa do Consumidor de Araguari, que aconteceu no dia 30. De acordo com o procurador geral do município, Leonardo Henrique de Oliveira, todas as providências para a segurança dos usuários da agência são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. “Por meio de seus órgãos de fiscalização, o município e o Ministério Público, pretendem promover o quanto mais rápido possível a solução desta questão das filas desproporcionais”, destacou.

A reunião contou ainda com a participação do gerente-geral da CEF, Marcilio Delfino Duarte Júnior, bem como, a diretora do Procon, Michelle Izabel Curcino e a promotora de Justiça, Cristina Fagundes Siqueira. Entre as recomendações está o retorno dos colaboradores da agência até que se complete o quadro total; a criação de um sistema de geração de senhas manuais que seriam retiradas na agência com horários de agendamento para o primeiro dia útil, como uma opção para não permanecer em filas mais prolongadas e poderia ser implantado no horário de 9 às 11h, a partir desta quarta-feira, 6. Também deverá ser mantido o horário de 8 às 9h para atendimento exclusivo a idosos, conforme o decreto municipal nº. 064, publicado na última semana que estabeleceu o horário especial para atendimento do grupo de risco.

Conforme informações da Caixa Econômica Federal, a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população somente se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital CAIXA podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo CAIXA Tem. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111. Sobre as orientações repassadas pelo MP e o município, a gerência da Caixa não se posicionou.

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Quando Araguari era bem menor tinha mais bancos e duas caixas econômicas. Agora quanto mais as cidades crescem mais encolhem os serviços sendo que atualmente o povo paga mais contas. Eles fazem tudo para que agente não utilize os funcionários e sim máquinas. Essas filas enormes estão no país inteiro. Mas antes do corona, ela já era superlotada quase todos os dias. Precisa de mais uma agência.

  2. darciano disse:

    tem uma anedota que banco mineiro tem 3 caixas pra receber e um pra pagar

Deixe seu comentário: