Caixa Econômica recebe orientação para evitar formação de filas e aglomeração de pessoas
ter, 5 de maio de 2020 10:59Da Redação
Em meio à pandemia do coronavírus, grande número de pessoas se aglomerou nesta segunda-feira, 4, em filas nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal. Em conversa com os usuários, a reportagem foi informada que a procura pelo banco é devido à dificuldade que tem sido enfrentada para a efetivação do saque de R$ 600, valor referente ao auxílio emergencial. Para conseguir ter acesso aos serviços da agência, muitos relataram que chegaram às 3h para garantir atendimento e por volta das 10h30, a fila dobrava a esquina da agência.
No local, apesar do uso de máscaras protegendo a boca e o nariz, o distanciamento mínimo não era respeitado. “Vimos muitas pessoas idosas permanecendo na fila por muito tempo, o que é um grande risco. Mesmo utilizando máscaras as pessoas podem se contaminar e não teve fiscalização da prefeitura para coibir a formação de filas que chegou a dar a volta no quarteirão,” ressaltou um araguarino que preferiu não se identificar.
Devido ao número de pessoas, a Polícia Militar também esteve no local para garantir a segurança de usuários da agência, pedestres e motoristas que por ali trafegaram durante o horário de atendimento. Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a prefeitura informou que a CEF tem até esta terça-feira, 5, para adotar as ações recomendadas pelo Ministério Público e pela prefeitura.
As medidas foram firmadas durante reunião na Promotoria de Defesa do Consumidor de Araguari, que aconteceu no dia 30. De acordo com o procurador geral do município, Leonardo Henrique de Oliveira, todas as providências para a segurança dos usuários da agência são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. “Por meio de seus órgãos de fiscalização, o município e o Ministério Público, pretendem promover o quanto mais rápido possível a solução desta questão das filas desproporcionais”, destacou.
A reunião contou ainda com a participação do gerente-geral da CEF, Marcilio Delfino Duarte Júnior, bem como, a diretora do Procon, Michelle Izabel Curcino e a promotora de Justiça, Cristina Fagundes Siqueira. Entre as recomendações está o retorno dos colaboradores da agência até que se complete o quadro total; a criação de um sistema de geração de senhas manuais que seriam retiradas na agência com horários de agendamento para o primeiro dia útil, como uma opção para não permanecer em filas mais prolongadas e poderia ser implantado no horário de 9 às 11h, a partir desta quarta-feira, 6. Também deverá ser mantido o horário de 8 às 9h para atendimento exclusivo a idosos, conforme o decreto municipal nº. 064, publicado na última semana que estabeleceu o horário especial para atendimento do grupo de risco.
Conforme informações da Caixa Econômica Federal, a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população somente se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital CAIXA podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo CAIXA Tem. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111. Sobre as orientações repassadas pelo MP e o município, a gerência da Caixa não se posicionou.
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Quando Araguari era bem menor tinha mais bancos e duas caixas econômicas. Agora quanto mais as cidades crescem mais encolhem os serviços sendo que atualmente o povo paga mais contas. Eles fazem tudo para que agente não utilize os funcionários e sim máquinas. Essas filas enormes estão no país inteiro. Mas antes do corona, ela já era superlotada quase todos os dias. Precisa de mais uma agência.
tem uma anedota que banco mineiro tem 3 caixas pra receber e um pra pagar