Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Boletim epidemiológico municipal registra 1841 casos da covid-19

sex, 14 de agosto de 2020 00:34

Da Redação

O registro de mortes por covid-19 está aumentando de forma acelerada em Minas Gerais. De acordo com balanço epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 3.846 pessoas faleceram em decorrência da covid-19. A análise detalhada do boletim mostra que a média diária de óbitos mais do que duplicou em seis regiões do Estado nos últimos 14 dias, sendo elas: Leste, Sudeste, Noroeste, Jequitinhonha, Triângulo Norte e Norte.

 

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde, é de que as pessoas mantenham o distanciamento social, que está se reduzindo em Araguari.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde, é de que as pessoas mantenham o distanciamento social, que está se reduzindo em Araguari.

 

Em entrevista, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou que este significativo aumento se deve ao fato de que mortes contabilizadas agora ocorreram na verdade há mais de 50 dias, mas que os números se estabilizaram no mês julho em Minas Gerais, se considerada a data de ocorrência destas mortes. “Há uma tendência de queda. Mas é importante lembrar que Minas é um Estado muito grande. Podemos ter regiões com queda um pouco maior, outras regiões com estabilidade, mas o que nós vemos de forma global no Estado é que há tendência à estabilidade, talvez com viés de queda”, afirmou o secretário.

Em Araguari, de acordo com boletim estadual, já se contabiliza 52 mortes causadas pela covid-19, no entanto, há um óbito confirmado a menos do que o informativo da última quarta-feira. Além disso, são 1.795 diagnósticos positivos da doença na cidade, além de 312 pacientes em acompanhamento. A divergência dos dados com relação àqueles informados pelo município chamam a atenção da população e causa dúvidas quanto à veracidade das informações.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando a atualização dos dados diariamente. No boletim disponibilizado pela pasta, de ontem, foram apontados 1.841 casos positivos e 1013 suspeitas. A reportagem verificou ainda que o número de mortes são 51 e outras quatro seguem em investigação. 33 pessoas encontram-se internadas, estando a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 75%.

Diante deste cenário, a secretaria orienta a população a manter a rotina de cuidados, visando evitar novas contaminações e óbitos causados pelas complicações da doença, como por exemplo, a higienização de mãos, uso de álcool em gel e de máscaras e, principalmente, o distanciamento social, que está reduzindo na cidade devido ao retorno das atividades comerciais na última semana.

Quanto aos dados nacionais, a reportagem verificou que o consórcio de veículos de imprensa está realizando um levantamento constantemente a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O informativo aponta para a confirmação de 104.528 mortes por coronavírus. Com isso, a média de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 978 óbitos, uma variação de -5% em relação aos dados registrados em 14 dias. O número de casos confirmados chegou à 3.180.758 nesta quinta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: