Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

Aulas presenciais seguem suspensas em Araguari

qui, 22 de outubro de 2020 10:22

Da Redação

As aulas presenciais permanecem suspensas até o dia 31 de dezembro. A decisão está prevista por decreto municipal publicado no Correio Oficial na edição desta quarta-feira, 21. O documento nº. 180 ressalta que essa decisão poderá ser novamente analisada no período de 30 dias ou menos, dependendo do cenário epidemiológico de Araguari nas próximas semanas.

A medida está prevista em decreto e segue as orientações do TJMG

A medida está prevista em decreto e segue as orientações do TJMG

O documento faz alterações naquele que havia sido divulgado anteriormente e, de acordo com a Secretaria de Educação se aplica a toda rede de ensino pública e privada da cidade. Desta forma, está autorizado o atendimento nas escolas particulares, mas que deve ser feito de forma individual voltado ao diagnóstico de desenvolvimento pedagógico do aluno com idade entre quatro e sete anos. O atendimento não é obrigatório e pode ser feito até duas vezes por semana, com tempo máximo de uma hora por aluno. Mas, para isso, é preciso autorização dos responsáveis pelo aluno. A permissão começa a valer a partir da próxima segunda-feira, 26.

Desta forma, fica sob responsabilidade das escolas o cumprimento de todos os protocolos de segurança previstos no Plano Minas Consciente. Enquanto isso, as escolas estaduais permanecem com suas atividades suspensas conforme determinação do TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais), até que sejam adotadas e implementadas todas as medidas previstas no protocolo sanitário da secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Para a decisão, foi feita uma pesquisa pela UNDIME/MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que constatou que apenas 3% dos municípios se posicionaram favoravelmente quanto o retorno das aulas presenciais. Desta forma, o município acatou a decisão até que sejam divulgadas novas orientações. Em contrapartida, a SEE-MG ressalta que para o retorno das atividades presenciais foi criado um protocolo sanitário e que na rede pública estadual de ensino as recomendações e orientações contidas no documento serão obrigatoriamente aplicadas.

 

Matrículas

Segundo a secretária de Educação Cristiane Nery, as aulas presenciais seguem suspensas e os pais podem acompanhar as orientações por meio dos decretos municipais. No caso das rematrículas, para todas as séries, acontecem de 15 a 23 de outubro. Já as matrículas, acontecerão de 16 a 30 de novembro. “Na educação infantil acontece o cadastro de forma online e depois é feito o sorteio. Em relação à matricula do ensino fundamental, será divulgada a data pelo site do estado de Minas, que ainda não se posicionou sobre a data”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: