Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguarinos aguardam orientações quanto à reabertura de atividades liberadas pelo estado

seg, 24 de agosto de 2020 16:07

Da Redação

Araguari está entre os municípios incluídos na onda amarela do plano Minas Consciente

Araguari está entre os municípios incluídos na onda amarela do plano Minas Consciente

A notícia sobre a liberação das academias, clubes de lazer, agências de turismo e escolas de atividades esportivas, para os municípios que estão incluídos na onda amarela do plano Minas Consciente, foi tema de vários debates nos últimos dias. Empresários dos referidos setores relatam estar ansiosos pelo retorno das atividades, no entanto, a reportagem verificou que até esta sexta-feira, 21, a administração municipal não publicou uma recomendação que prevê tal liberação em Araguari.

Inicialmente, a previsão era que esses estabelecimentos só entrassem em funcionamento na Onda Verde, quando estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio. Segundo o governador Romeu Zema, a decisão considerou a saúde dos mineiros e que as regras de higiene e distanciamento serão criteriosas. “O nosso Comitê, juntamente com a Secretaria de Saúde, está definindo protocolos para a reabertura gradual, e com muito critério, das academias de ginástica. O protocolo vai exigir, por exemplo, distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior àquela considerada segura, e também higienização bem rígida dos equipamentos, para evitar a transmissão por meio das superfícies”, afirmou.

Desta forma, os municípios estão se organizando para atender aos critérios de reabertura. A reportagem também verificou que, a microrregião do Triângulo Norte, a qual Araguari faz parte, já registra cerca de 459 óbitos. Apesar de ainda haver uma orientação para que a mesma regresse para a onda vermelha, que prevê medidas mais restritivas, o município continua com o comércio aberto. Esta orientação está prevista até o dia 28, posteriormente, o Comitê Extraordinário da COVID-19 fará novas deliberações sobre o perfil epidemiológico dos municípios que, nos últimos dias tem visto um aumento rápidos das notificações.

Em Araguari, por exemplo, o crescimento dos casos também influenciou no aumento da demanda para leitos, principalmente de UTI. Ao todo, são 43 pessoas internadas segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A taxa de ocupação de leitos é de 90% para UTI. Sobre isso, a administração municipal informou que o Hospital de Campanha que antes possuía 14 leitos ativos, passa a operar com 26 leitos clínicos completos para atender à população.

De acordo com a pasta municipal, todas as medidas necessárias foram tomadas para a ampliação de mais 24 leitos, como a aquisição camas, insumos e materiais visando completar os 50 leitos disponíveis no Hospital de Campanha. “Estamos nos dividindo e ampliando o atendimento para melhor atender à população. Nosso objetivo é nos prepararmos para o futuro caso continuemos com o aumento de casos. Não estamos medindo esforços e juntos iremos vencer essa luta”, ressaltou o secretário Fabrízio Martins.

O informativo epidemiológico destaca ainda o registro de 2.060 diagnósticos positivos, 962 suspeitas e 56 óbitos confirmados. Outros dois seguem em investigação. O levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira, 21, contabiliza 2.020 casos confirmados e 382 em acompanhamento. Outros 1.579 se recuperaram da doença e houve a confirmação de 59 mortes causadas pela covid-19. A mesma recomendação sobre o plano estadual vale para Uberlândia que está incluída na macrorregião do Triangulo Norte.

A cidade registra 16.844 casos confirmados e 327 mortes. Por sua vez, Uberaba também viu os casos aumentarem rapidamente: o município contabiliza 2.506 diagnósticos positivos e 74 mortes. Em todo o estado, pelo menos 829 municípios possuem casos da doença e em 474 há mortes. Belo Horizonte é a cidade com mais registros: a capital tem 29.432 infectados e 873 óbitos. No total, Minas Gerais chegou a 188.623 casos confirmados pelo novo coronavírus e 4.663 óbitos. Somente nas últimas 24h foram 3.561 novos casos registrados e 120 mortes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: