Quinta-feira, 28 de Março de 2024 Fazer o Login

Araguarino lança livro sobre o Bosque Municipal John Kennedy

sex, 26 de setembro de 2014 04:04
A obra do escritor araguarino reúne informações e
histórias sobre o Bosque Municipal John Kennedy

STELA VIEIRA – A Casa da Cultura Abdala Mameri realizará, no dia 29, o lançamento do livro “Abrindo os portões da história”, escrito pelo educador ambiental Joelson Silvano de Moura. A terceira obra literária do araguarino conta a trajetória do Bosque Municipal John Kennedy desde os seus primeiros registros, quando ainda era conhecido como Capão do Mato.

O autor, graduado em Biologia e Matemática, com especialização em Gestão Ambiental, comenta que a idéia para o livro surgiu a partir da curiosidade dos visitantes do local. “Diante de tantos questionamentos de pessoas que buscavam conhecer o parque, acabei iniciando uma pesquisa em 2013. Em junho do mesmo ano abriu-se as inscrições para o Programa Municipal de Incentivo a Cultura, onde inscrevi o projeto do livro, que foi aprovado pela Comissão de Análise e Seleção com a maior média. O meu objetivo é tentar esclarecer e fazer da historia oral um material que servirá como fonte de pesquisa para as futuras gerações da cidade de Araguari”.

Segundo o escritor, a história do parque está registrada em poucos materiais que serviram de embasamento para a obra. “O livro contém registros antigos, depoimentos de pessoas que vivenciaram parte da história do bosque e de artistas que pintam, fotografam e escrevem sobre o local. Também retrata a existência de seres no ambiente, que no passado tinha como atrativo um pequeno zoológico, deixando saudade em muitos apreciadores e visitantes do parque. Além disso, o livro traz fotos antigas e um espaço onde descrevo, em forma de poesia, o que realmente vejo no Bosque”.

O lançamento do livro terá início às 19h, juntamente com uma exposição de 15 quadros, com o título de “A vida que vejo no bosque”. A obra possui 167 páginas e pode ser adquirida pelo valor de R$ 30. “Estou me sentindo realizado por resgatar a história do bosque. É a concretização de um sonho”, conclui o autor.

Moura também escreveu o livro “Contenda – Uma História de Sucesso”, que resgata a história da região, e o livro “Contos, Crônicas, Prosas e Poesias”. Ambos podem ser adquiridos com o autor no valor de R$ 25 cada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: