Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari volta a registrar mortes causadas pela covid-19 e chega a 1.163 casos da doença

ter, 21 de julho de 2020 15:46

Da Redação

A orientação da secretaria de saúde é manter os cuidados preventivos, pois, os casos da covid-19 ainda estão altos em Araguari

A orientação da secretaria de saúde é manter os cuidados preventivos, pois, os casos da covid-19 ainda estão altos em Araguari

Nos últimos dias, Araguari voltou a registrar óbitos relacionados à covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza 28 mortes causadas pela doença. Três confirmações e uma suspeita ocorreram no final de semana, sendo todos os pacientes do sexo masculino, faixa etária ente 64 e 75 anos. A pasta municipal informou ainda a notificação de dois óbitos ocorridos entre os dias 19 e 20 de julho: o primeiro referente à um paciente de Centralina, cujo resultado do exame laboratorial apontou para covid-19. O segundo é de uma paciente do sexo feminino, 77 anos, residente em Corumbaíba, que estava internada na Santa Casa e também veio a falecer devido à doença.

É importante ressaltar que, tais confirmações não serão acrescentadas no boletim diário municipal, visto que os pacientes são residentes em outros municípios. Além disso, outros cinco óbitos seguem em investigação.

Quanto ao número de diagnósticos confirmados, o município registrou a confirmação de 1.163 casos e 797 suspeitas. Além disso, 29 pessoas estão internadas em leitos de UTI e enfermaria. Ao analisar os dados, é possível visualizar que eles ainda divergem daqueles divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que aponta para 1.136 casos confirmados em Araguari e apenas 22 mortes. Sobre as internações, a Secretaria Municipal de Saúde informou que houve uma baixa na ocupação de leitos, tanto no Hospital de Campanha quanto na Unidade de Pronto Atendimento e Santa Casa.

Mesmo diante da boa notícia, a orientação é de que a população mantenha os cuidados para evitar novos casos graves da doença. “Temos tido êxito em nosso objetivo que é desafogar as internações na Santa Casa e UPA, por meio do Hospital de Campanha, que recebe pacientes de baixa e média complexidade. Por conta disso, foi autorizada a flexibilização do comércio, mas é preciso ressaltar que precisamos do apoio da população para que sejam mantidos todos os cuidados preventivos, pois, ainda há grande número de mortes, além daqueles pacientes que seguem em monitoramento domiciliar. Diante disso, nós continuamos em alerta, ” afirmou Saulo Borges, subsecretário de Saúde.

Além disso, para garantir melhores condições de trabalho daqueles que estão na linha de frente do combate à covid-19, a secretaria informou ainda que foi autorizado o pagamento de 40% de adicional de insalubridade aos profissionais da saúde que atuam no Hospital de Campanha. A medida foi pleiteada pelo vereador Warley Ferreira de Moraes (PSB) e, para isso, foram acionados engenheiros de Segurança do Trabalho, que analisaram a situação dos colaboradores e concluíram que, por ser um Hospital de Campanha, trata-se de um local de internações e de alto risco de contágio. “O objetivo é beneficiar e proteger os colaboradores que estão na assistência direta aos pacientes”, ressaltou o vereador.

Mesmo após a semana marcada pelo pico da pandemia, os dados na região continuam altos. Uberlândia, por exemplo, chegou à 10.382 casos confirmados e 166 mortes. O município aparece em segundo lugar na lista das cidades com maior número de casos da doença. Por sua vez, Belo Horizonte é a primeira cidade do ranking com 13.358 confirmações e 342 mortes. No total, Minas Gerais chegou à 94.132 registros, conforme o boletim epidemiológico da SES-MG.

Ao todo 25.271 casos estão em acompanhamento e há 66.369 pessoas que foram infectadas e se recuperaram. Ainda segundo o informativo estadual, a taxa de letalidade da covid-19 no Estado é de 2,1% e 343 municípios já registraram mortes pela doença. Em todo o Estado, apenas 81 das 853 cidades não registraram nenhum caso de coronavírus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: