Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari tem programação para a campanha Setembro Amarelo

sex, 4 de setembro de 2020 21:02
Araguari já iniciou campanhas de conscientização para setembro amarelo

Araguari já iniciou campanhas de conscientização para setembro amarelo

Segundo dados levantados pela Organização Mundial de Saúde, são mais de 800 mil pessoas em todo o mundo que cometeram suicídio em um ano, sendo uma média de 12 mil no Brasil.

Criada entre 2014 e 2015 no Brasil através do Centro de Valorização da Vida, CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha Setembro Amarelo existe para conscientizar e promover ações relacionadas ao tema de relevância mundial.

A data institucional da campanha como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é o dia 10 de setembro, mas, durante todo o mês, em todo o mundo, existe uma mobilização que conta com auxílio de órgãos importantes da saúde para que informações relevantes e a ajuda necessária chegue até as pessoas.

A Associação Brasileira de Psiquiatria é o órgão representante oficial da campanha e regulamenta determinadas ações que vão de palestras e seminários, divulgações em mídias sociais, panfletos, camisetas, cartilhas informativas e instruções gerais de utilidade pública de maneira que representantes em estados e municípios tenham ações e resultados efetivos na prevenção ao suicídio.

A psicóloga Renata Lemes comentou “Endosso a importância de se falar sobre esse tema, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo, e vamos viver uma quarta onda que é das consequências psíquicas dela. Olhando os dados estatísticos da OMS, o Brasil é o segundo com maior número de depressivo nas Américas, são 5,8% da população. A cada 46 minutos alguém coloca fim a sua própria vida no país. E a depressão vai ser a doença mais comum do mundo até 2030, também segundo a OMS. Então acho muito importante debater esse assunto que é sério e cujos números estão crescendo. É importante saber quais ações estão sendo pensadas frente a essas estatísticas. Sozinha a pessoa não consegue sair dessa realidade, é muito difícil enxergar uma outra perspectiva, ainda mais em um país que se divulga muitas notícias negativas e tem poucas opções para que a pessoas possam entender a vida numa perspectiva positiva e ver que existem possibilidades de mudança de pensamento. Existem inúmeras formas de uma pessoa mudar o que ela experienciou até o atual momento, mas, se ela não buscar ajuda isso se torna insuportável, e assim se comete o suicídio, para aliviar a dor. Essa dor é uma ameaça a vida, então, a pessoa sozinha não sai desse estado. É importante buscar ajuda de pessoas e profissionais especializados em saúde como psicólogos e psiquiatras. Por meio de ferramentas, terapias e dinâmicas, o depressivo poderá enxergar a vida de outra forma, mudando o sentir e pensar. ”

Sobre ações da campanha em Araguari já se iniciaram através dos órgãos de saúde mental, seguindo o tema principal de 2020, denominado “É preciso agir! ”, e conta com uma programação de três Lives que serão realizadas através do Instagram de cada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e suas respectivas equipes nas três últimas sextas-feiras do mês de setembro.

Na oportunidade, a coordenadora da saúde mental, Karine Viana Ferreira considerou: “Gostaria de complementar que o setembro amarelo tem essa data separada para não esquecermos de trabalhar esse tema todo ano. Entendemos que o suicídio está estreitamente ligado ao adoecimento mental e emocional. Nos da saúde mental de Araguari, acreditamos que para conseguir um trabalho de prevenção efetivo é preciso uma rede de cuidados mais forte. Isso se dá principalmente através de preparo e capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com o tema. Estamos trabalhando para fortalecer essa rede e para que o fluxo de cuidados seja realmente efetivo. Para isso contamos com participação e empenho de todos os trabalhadores da saúde, não somente da rede especializada, mas pronto atendimento, unidade básica de saúde, serviço hospitalar, ou seja, contamos com toda a rede para que esse cuidado seja realmente efetivo”.

O CAPS Infanto Juvenil fará sua Live no dia 11 e irá abordar sobre suicídio e adolescência juntamente com seus profissionais. Já no dia 18 o CAPS adulto abordará em seu perfil a importância da prevenção e dos cuidados em saúde mental. E, por fim, no dia 25 o CAPS AD encerrará o mês com o tema “o uso abusivo de álcool e outras drogas e suicídio”.

Os horários das lives estarão disponíveis em breve através das redes do CAPS. Para aqueles que necessitam de mais informações, poderão procurar pela coordenação na Rua Aurélio de Oliveira 187, Centro. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª das 07:00 as 17:00h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: