Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari registra considerável crescimento das notificações relacionadas à covid-19

qui, 23 de julho de 2020 10:23

Da Redação

Os dados do município têm sido divulgado pela prefeitura diariamente, o que mostra de fato o aumento rápido da doença

Os dados do município têm sido divulgado pela prefeitura diariamente, o que mostra de fato o aumento rápido da doença

Um balanço recente, realizado com a partir de informações dos boletins oficiais das sete maiores cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mostra que o município ocupa o segundo lugar em número de óbitos a cada 10 mil habitantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde já são 30 mortes causadas pela doença. Araguari tem ainda 1226 diagnósticos positivos e 817 suspeitas. Também foram contabilizadas 31 pessoas internadas em leitos de UTI e enfermaria. A boa notícia, é que outras 719 já se recuperaram da doença. Diante dos números, a pasta municipal ressalta que a população precisa continuar seguindo as orientações de segurança, como distanciamento social, utilização de máscaras e higienização de mãos e ambientes, a fim de evitar novas contaminações e casos graves da doença.

Para ampliar o atendimento aos pacientes, está disponível mais um edital de chamamento público emergencial visando a contratação de profissionais de Saúde para trabalharem nas unidades de saúde do município. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira e, dentre as contratações estão oportunidades para médicos Otorrinolaringologista; Ginecologista; Pediatra; Cirurgião Geral e Psiquiatra.

Além disso, o município também recebeu mais uma doação da empresa LD Celulose: um equipamento 3 em 1, ou seja, possui cardioversor, desfibrilador e monitor. Conforme ressaltou o coordenador Clinico do Hospital de Campanha, Rodrigo Ribeiro, o aparelho será usado em pacientes que precisam de terapia elétrica. “Mesmo o atendimento do Hospital de Campanha sendo para pacientes de baixa e média complexidade, esse aparelho poderá nos auxiliar nos casos em que o paciente necessite de uma assistência maior”, explicou.

Além disso, a prefeitura também informou que está realizando a fiscalização das atividades comerciais que retornaram seu funcionamento nesta semana, com restrições. No entanto, a população também pode ajudar, por meio de denúncias, através do telefone (34)99158-3100. O atendimento é realizado 24 horas via WhatsApp.

Segundo levantamento atual, mesmo com números menores, em primeiro lugar em taxa de letalidade está Uberaba, com 45 óbitos, porém com taxa de letalidade de 3,26%.

Nesta semana, o município recebeu mais uma doação da empresa LD Celulose: um equipamento que possui cardioversor, desfibrilador e monitor

Nesta semana, o município recebeu mais uma doação da empresa LD Celulose: um equipamento que possui cardioversor, desfibrilador e monitor

O comparativo traz ainda informações de cidades como Patos de Minas, Patrocínio, Araxá, Ituiutaba e Uberlândia, que continua figurando em segundo lugar na lista de cidades com maiores registros da doença. Na cidade há 11.282 casos positivos e 196 óbitos, sendo que a taxa de letalidade dos últimos dias chegou à 1,74%. A prefeitura, por sua vez, divulgou que 91% dos leitos de UTI estão ocupados no sistema público municipal, sendo que nem todos os pacientes estão com a covid-19. Isso significa que a rede municipal tem seis leitos disponíveis.

Quanto ao cenário estadual, a reportagem verificou que Minas Gerais foram registrados 95 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas, sendo este um recorde diário. No total, o Estado acumula 2.166 mortes pela doença. O número de casos confirmados totaliza 98.741 registros, como mostra o boletim epidemiológico desta quarta-feira. A doença já chegou a 91,4% das cidades e pelo menos 350 municípios mineiros já registraram mortes por coronavírus, e a taxa de letalidade da doença permanece em 2,1%.

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte tem 13.691 casos confirmados de coronavírus e 398 mortes, sendo 21 nas últimas 24 horas. Para o governador Romeu Zema (Novo), Minas Gerais pode já ter superado o momento mais delicado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no entanto, ele pede atenção, sobretudo, por conta de uma possível “segunda onda” da doença. “Continuamos ampliando o número de leitos e respiradores, apesar de tudo indicar que estamos quase no pico — ou ultrapassando o pico da pandemia no estado. Mas nós não vamos relaxar, pois, sabemos que qualquer imprevisto está sujeito a aparecer”, finalizou.

Apenas 73 municípios do Estado ainda não registraram nenhum caso de coronavírus e todos os referidos municípios possuem menos de 20 mil habitantes. A maioria deles – 68 tem menos de 10 mil. A maior parte das cidades está nas regiões Sul (17) e Norte (15) do Estado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: