Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari está oficialmente no Mapa da Cultura Nacional

ter, 15 de setembro de 2020 13:25

Da Redação

Há alguns anos vem sendo realizado um trabalho por diversos órgãos, juntamente com voluntários ligados à cultura na cidade de Araguari, que tem por objetivo principal a inserção do município no Mapa da Cultura Nacional.

Setor cultural de Araguari está agora presente Sistema Nacional de Cultura

Setor cultural de Araguari está agora presente Sistema Nacional de Cultura

 

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta, 10, um Extrato de Acordo de Cooperação Federativa, em que a cidade de Araguari passa a integrar como Ente Federado o Sistema Nacional de Cultura (SNC), tendo como objeto principal deste acordo “o estabelecimento de condições e orientações quanto a instrumentalização necessária para o SNC, com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência do município. ”

Finalmente, através de uma ação conjunta de órgãos competentes como o Fórum Permanente de Cultura, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e seu Conselho Curador, o Conselho de Políticas Culturais, Conselho de Patrimônio Histórico de Araguari e voluntários, que se deu a inserção da cidade no Mapa da Cultura Nacional.

O presidente da FAEC, Rafael Guedes destaca que “foi tudo uma sequência de trabalhos, audiências públicas e conferência. Foi um trabalho de equipe. Se não fosse o Conselho Curador, o Conselho de Patrimônio Histórico, o Conselho de Políticas Culturais e os servidores da FAEC envolvidos com o Fórum de Cultura, que é a sociedade civil, não teríamos conseguido esse ganho para o município. Esse foi o nosso maior feito e de todo esse pessoal junto a FAEC. A importância disso é enorme. Araguari está no mapa do setor cultural a nível nacional, imagine quanto recurso virá! Nós podemos participar de cem por cento de todos os editais do Ministério da Cultura da Secretaria de Cultura. Se cumprirmos as metas do plano, a FAEC se torna independente financeiramente da prefeitura. Isso foi uma vitória para a cidade e para a cultura de Araguari como um todo, e estamos muito felizes com isso.”

A importância de estar neste mapa é de extrema relevância para a cultura local e sua fomentação, pois, inseridos nele, a integração e visibilidade de projetos artísticos, espaços, eventos culturais e seus produtores podem contar com melhorias por parte da Gestão Pública Cultural, de maneira que a mesma seja cada vez mais eficiente, constituindo bases de informações e indicadores do Ministério da Cultura e de todos os envolvidos na produção cultural.

Desde 2015, o serviço de Mapas da Cultura vem funcionando como um ecossistema de informações culturais juntamente com o Sistema Nacional de Cultura como apoio à gestão pública para que o acesso da população à produção cultural possa atingir cada vez mais pessoas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: