Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari encerra agosto com acelerado aumento dos casos positivos e óbitos causados pela covid-19

ter, 1 de setembro de 2020 01:18

Da Redação

- Mesmo com acelerado aumento de casos durante o mês de agosto, a cidade segue na onda amarela e mantém comércio aberto

– Mesmo com acelerado aumento de casos durante o mês de agosto, a cidade segue na onda amarela e mantém comércio aberto

Nesta segunda-feira, 31, Minas Gerais chegou a marca de 216.557 casos confirmados e 5.335 mortes pelo novo coronavírus. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Somente nas últimas 24 horas, foram 1.507 novos casos e nove óbitos em decorrência da doença que já afetou 838 cidades mineiras. Na região do Triângulo Mineiro, Uberlândia se destaca quanto ao número de casos. O município já registrou 19.620 diagnósticos positivos e 389 mortes.

A mesma tendência de crescimento continua sendo observada em Araguari, que totaliza 2.295 casos no último dia do mês de agosto. Outras 515 pessoas seguem em acompanhamento, tendo sido registrado 65 mortes pela covid-19. A boa notícia é de que, mesmo com o aumento de casos, também há 1.715 pacientes recuperados da doença na cidade, segundo o informativo estadual. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que são 1.721 recuperados e 2.338 casos confirmados. Araguari tem ainda 1.155 pessoas em monitoramento, destes, 57 aguardam o resultado de exames laboratoriais.

Além disso, há ainda 31 internações, sendo 18 em leitos de UTI e 13 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 90%. O número de óbitos continua apresentando divergência com os dados estaduais: o levantamento do município aponta para 61 mortes confirmadas e três em investigação. Para orientar secretários e dirigentes dos órgãos da Administração Municipal Indireta, o Executivo estabeleceu novas medidas de enfrentamento à pandemia. O decreto nº. 146, prevê o afastamento de profissionais considerados do grupo de risco das atividades presenciais, enquanto durar a situação de emergência em saúde pública.

A reportagem verificou que, dentre estes, estão pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e servidores que possuem doenças graves, diabetes, obesidade e outras. Os servidores municipais, que não sejam profissionais de saúde ou que não estejam lotados na secretaria de saúde, e que apresentarem as condições de risco, ficarão afastados pelo prazo de 60 dias, por recomendação médica, devidamente ratificada pela SESMT. Os servidores integrantes do grupo de risco ou portadores de atestado médico que indicam a necessidade de afastamento serão privilegiados com o regime de trabalho domiciliar (home office).

A orientação da Secretaria de Saúde é de que a população continue seguindo as recomendações de distanciamento social

A orientação da Secretaria de Saúde é de que a população continue seguindo as recomendações de distanciamento social

Havendo suspeitas, os secretários municipais e dirigentes estão autorizados a afastarem de ofício os servidores que apresentarem sintomas de contaminação por coronavírus. Além disso, para diminuir a circulação de pessoas nos órgãos públicos, foi prorrogado o prazo de validade dos alvarás de licença, localização e funcionamento concedidos pela administração tributária de Araguari e pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Também estão suspensos os prazos em curso dos processos administrativos, salvo aqueles relacionados aos processos administrativos fiscais no interesse da arrecadação da Fazenda Pública Municipal, aos procedimentos administrativos por infração às normas de enfrentamento a pandemia, bem como, os processos licitatórios, inclusive aqueles necessários para a aquisição de bens, insumos e serviços de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde ainda pede a conscientização dos araguarinos para que os critérios de segurança sejam cumpridos, como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: