Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari deve permanecer na Onda Verde do Plano Minas Consciente

sex, 27 de novembro de 2020 10:43

Da Redação 

onda verde 1Permanecem na chamada Onda Verde, do plano Minas Consciente, as macrorregiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste de Minas Gerais, pela terceira semana seguida, e vale lembrar que a cidade de Araguari faz parte da macrorregião do Triângulo Norte. O anúncio ocorreu nesta quarta, 25, através do Comitê Extraordinário Covid-19, do governo do Estado. A classificação vale por uma semana, a contar do próximo sábado, 28.

Já a microrregião Araguari/Uberlândia foi classificada na Onda Amarela , mas pode seguir as determinações da Onda Verde, seguindo a classificação da macrorregião.

Araguari está na Onda Verde desde o dia 14 de novembro, quando saiu pela segunda vez da Onda Amarela. Porém, os dados ainda são preocupantes. Segundo o boletim epidemiológico de ontem, 26, a cidade alcançou o número de 110 óbitos por covid-19. Conta ainda com 4.704 casos positivos de infectados e 1071 suspeitos. Há ocupação de 8 leitos de UTI na Santa Casa, e 7 de enfermaria, sendo 4 no Hospital de Campanha, 1 na Santa Casa e 2 no Hospital São Sebastião. Em âmbito nacional, segundo os dados levantados pelo consórcio de imprensa no dia 25, o Brasil já contabilizou mais de 170 mil mortos por covid-19 e mais de 6 milhões de casos.

A reportagem da Gazeta entrou em contato com o secretário de Saúde de Araguari, Fabrizio Alves, para questionar a respeito do cenário no município. O secretário apontou que por hora, tudo está sob controle. “Antes estávamos tendo muitos casos de uma vez, agora diminuíram e, está mais tranquilo nos atendimentos, no Hospital de Campanha, nos leitos”, pontuou.

Questionado sobre a possível segunda onda de covid-19, o secretário disse que tudo indica que, se ocorrer, deverá ser por volta de fevereiro do ano que vem. “Acredito que uma possível segunda onda chega primeiro nos grandes centros, depois chega aqui”, disse. A respeito do retorno à “normalidade”, o secretário frisou a necessidade da vacina. “Penso que as coisas vão voltar ao normal após a vacinação, até lá, é preciso continuar seguindo o que foi determinado: uso de máscara, álcool gel, distanciamento, dentre as outras orientações”, finalizou.

 

ENTENDA AS “ONDAS”

No final de julho, ocorreu a reformulação do “Minas Consciente”, e ficaram determinadas 3 ondas, quais sejam: vermelha, amarela e verde. As cores indicam o nível de “risco” e de atenção que cada localidade merece, sendo o “vermelho” um indicador de números mais alarmantes e, o “verde” um indicador de números mais controlados.

Na “Onda Vermelha”, só é permitido o funcionamento dos serviços essenciais; Na “Onda Amarela”, os serviços não essenciais também são autorizados; e na “Onda Verde”, são incluídos os serviços não essenciais com alto risco de contágio.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: