Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Apesar da reabertura econômica, protocolo de contenção do coronavírus deve ser seguido à risca

qua, 12 de agosto de 2020 01:07

Da Redação

Mesmo após o pico da doença, está sendo registrado o aumento rápido de contaminações pela covid-19

Mesmo após o pico da doença, está sendo registrado o aumento rápido de contaminações pela covid-19

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Araguari chegou a 85% nesta semana. O boletim municipal divulgado na tarde desta terça-feira, 11, aponta para 29 internações relacionadas à covid-19, sendo 17 pacientes em UTI e 12 em enfermaria. Além disso, os diagnósticos positivos também aumentaram: são 1.765 casos confirmados e 951 suspeitas. Em contrapartida, mesmo seguindo uma tendência de crescimento em relação às últimas semanas, os óbitos causados pela doença não sofreram alterações e o município permanece com 50 mortes confirmadas e três em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que 11 pessoas foram submetidas ao exame laboratorial e testes rápidos, desta forma, aguardam o resultado. A boa notícia é que o número de pacientes recuperados também aumentou, passando de 1.328 para 1.337. Em contrapartida, a reportagem verificou que os dados estaduais voltaram a apresentar divergências, principalmente quanto ao registro de óbitos. O informativo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destaca que foram confirmadas 52 mortes pela covid-19, registradas pelo novo programa de monitoramento, conhecido como Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), que é o método federal de notificações. Já o número de casos confirmados é de 1.686 e pelo menos 306 pessoas seguem em acompanhamento.

Para ampliar os atendimentos aos pacientes, a prefeitura disponibilizou um novo edital de credenciamento, visando a contratação emergencial de médicos para atendimento no Hospital de Campanha. Os critérios para a candidatura podem ser conferidos por meio do Correio Oficial do Município. A documentação necessária poderá ser entregue no Departamento Administrativo de Licitações da secretaria de Saúde, sediado na rua Doutor Afrânio, nº 163, ou via e-mail: licitacaosaude2@gmail.com.

“Ficam convocados todos aqueles que se enquadrarem nas condições estabelecidas no inteiro teor do edital, cujas cópias poderão ser obtidas no Departamento Administrativo de Licitações da secretaria de Saúde, em qualquer dia útil e durante o expediente normal”, disse o secretário de Saúde, Fabrízio Alves Martins.

O prazo para credenciamento é de quatro meses, mesmo tempo de vigência do edital. Outras informações também podem ser obtidas por meio do telefone para informações: 3690- 3214. Em todo o estado, a reportagem verificou que 821 cidades mineiras possuem casos da doença, e em 422 delas foram registradas mortes. Belo Horizonte continua sendo o município com mais registros: são 24.426 infectados e 670 mortos. Em segundo lugar na lista está Uberlândia, que também se destaca na região do Triângulo Mineiro, por registrar 14.549 casos e 272 óbitos.

Município disponibiliza um novo edital para contratação de profissionais da saúde para o Hospital de Campanha

Município disponibiliza um novo edital para contratação de profissionais da saúde para o Hospital de Campanha

Posteriormente, está Juiz de Fora, situada na Zona da Mata, com 3.858 contaminados e 124 mortes. Nesta terça-feira, Minas Gerais chegou a 156.551 novos casos e 3.613 mortes pelo novo coronavírus, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Somente nas últimas 24 horas, foram 1.476 novos infectados e 16 mortos. Há atualmente 16.825 pessoas internadas com a doença e 139.726 em isolamento domiciliar. Mesmo diante do crescimento de casos e óbitos, não há previsão de lockdown (versão mais rígida de quarentena) no Estado.

No entanto, o secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou em entrevista que os protocolos de contenção ao coronavírus devem ser seguidos rigorosamente. Ainda segundo o secretário, nas cidades que aderiram ao programa Minas Consciente, é preciso observar se as medidas de segurança estão sendo seguidas pelos estabelecimentos comerciais. Na última semana, 670 cidades foram liberadas para avançar na reabertura econômica, podendo permitir o funcionamento, inclusive, de bares e restaurantes, com restrições. Araguari está entre elas, e o comércio segue em funcionamento normal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: