Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Ações online marcam 2ª Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

qui, 20 de agosto de 2020 01:19

Da Redação

Iniciativa visa incentivar preservação e valorização dos bens materiais e imateriais de Araguari

Iniciativa visa incentivar preservação e valorização dos bens materiais e imateriais de Araguari

A pandemia pode ter modificado o formato, mas não impediu a realização da 2ª Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, iniciativa do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto. Diversas ações têm sido realizadas nesta semana, alusivas à programação de Educação Patrimonial que acontece anualmente pela Divisão de Patrimônio Histórico.

Em 2019 o Conselho realizou a primeira edição, totalmente presencial. “Foram aulas nas escolas, tivemos o passeio ciclístico. Infelizmente, devido à pandemia, tivemos que modificar todas as ações para o método virtual”, explica Rafael Guedes, presidente da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Entre os dias 17 e 20, as escolas Beija-Flor, Polivalente e Objetivo estarão participando de aulas com o Professor Ademir José de Oliveira, Historiador da Divisão de Patrimônio Histórico, que irá abordar a conservação do patrimônio local para os alunos do 5° ao 9° ano.

A Semana é de suma importância para trazer o patrimônio cultural tombado e inventariado, ou seja, protegido, para um olhar diferenciado das novas gerações, para que possam, desde já, formarem uma relação cultural com o espírito do lugar que vive construído pelos nossos antepassados. “Um povo que não valoriza seu patrimônio cultural, histórico, arquitetônico e artístico, não tem essência, é como se fosse um povo desprovido de identidade. Toda cidade é histórica, pois é viva, dinâmica e produz cultura diariamente,” ressaltou Alessandre Humberto de Campos, presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari.

No dia 21, o curso “História e Educação Patrimonial” será realizado por professores doutores da Universidade Federal de Goiás. A aula faz parte da etapa de treinamento da equipe técnica da FAEC, porém sendo abrangida para qualquer pessoa que se interessar pelo assunto.

A inscrição deverá ser feita previamente, tendo carga horária de 4 (quatro) horas, com emissão de certificado. Interessados têm até hoje para se cadastrar no seguinte link: ppghmp@gmail.com

 

LIVE “SER TÃO MINAS”

Nesta quinta-feira, 20, ocorrerá a live “Ser Tão Minas – o som da viola” como promoção, difusão e preservação de um patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais que é a Viola Caipira. A Live será um documentário sobre a Viola em Araguari, com depoimentos de “fazedores de viola”, canções, culinária mineira, causos e muito mais, onde o “SER TÃO” (separado mesmo) é o resgate da essência cultural, dos saberes e tradição do nosso povo que tem o “SERTÃO”, (junto mesmo), a roça, como raiz e modo de vida.

A Live será transmitida 19h30 pelo link https://youtu.be/FPQTsneSlnY na página do Youtube FAEC ArtCultura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: