Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

A trajetória do ícone da imprensa araguarina

qua, 6 de janeiro de 2021 11:52

Por Edmar César

Darli sendo homenageado com a Comenda Virgilio Galassi, em Uberlândia

Darli sendo homenageado com a Comenda Virgilio Galassi, em Uberlândia

Araguari se despede do ícone da imprensa local, Darli Amaral, que deixa registrado seu nome na história como um dos grandes idealizadores e representantes dos órgãos de comunicação do município e região.

Obstinado, determinado, sonhador, ousado, realizador de sonhos edificou com esforço hercúleo e dedicação extrema um conjunto de veículos de comunicação impressionante, inacreditável, que nos enche de orgulho como araguarino e como integrante da imprensa.

De 1894 a 2020, do Jornal Araguary, primeiro periódico da cidade ao octogenário Gazeta do Triângulo; de Tertuliano Goulart a Darli Amaral, passados 126 anos de trajetória do jornalismo tradicional às novas técnicas de redação e modernas tecnologias, muito se modificou, porém, a dedicação, o amor e a luta intransigente pela manutenção e preservação dos órgãos de comunicação, continuaram com esse desbravador e idealizador da imprensa araguarina, Darli Amaral.

Ainda jovem, ao encerrar seu segundo curso superior, Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia, desenvolveu suas atividades profissionais em várias empresas, dentre elas, na tradicional Arte Propaganda S/A, de onde, com certeza, jamais imaginaria que dali surgiriam futuras conquistas como empresário bem-sucedido no meio da comunicação.

Aos 52 anos de idade, em 1994, inicia de fato e de direito seu ingresso na imprensa em Araguari, fazendo parte do Grupo EICAL – Empreendimentos Independentes de Comunicação de Araguari Ltda, formado por 20 empresários e profissionais liberais interessados em dotar Araguari de um veículo de imprensa, que circulasse cinco dias por semana, fato ocorrido na manhã de 5 de fevereiro de 1994, com o jornal O Diário de Araguari, que se tornou, em pouco tempo, um dos mais modernos e atualizados da região pelo investimento na capacidade de seu quadro de pessoal, equipamentos técnicos e qualidade na informação para seus leitores. Passados dois anos, esse mesmo jornal teve alteração em sua denominação, passando a se chamar, em 1996, O Diário, porém com vida curta, pois, pouco depois retomou seu nome de origem e com a saída do Grupo dos 20 da EICAL, no final de 1999, Darli Jeová Amaral assumiu o jornal. A empresa Araguari Comunicações Ltda passou a administrar o Diário de Araguari, recebendo completo trabalho de reestruturação administrativa o qual foi dirigido por Darli Amaral, até o dia 31 de maio de 2003.

Outra conquista da Araguari Comunicações Ltda., liderada por Darli, foi a criação do Jornal de Domingo, em 7 de outubro de 2001, voltado aos bairros da cidade e com distribuição gratuita, circulando em sua primeira fase. O entusiasta ainda brincava com a logotipo JD: “É Jornal do Darli”.

Em 2004, o ícone da imprensa de Araguari resolve dar um voo mais alto rumo aos seus sonhos e adquiriu de Afif Rade o Jornal Gazeta do Triângulo que estava prestes a fechar suas portas devido à crise que o assolava há 67 anos. Em 27 de outubro daquele ano, sob a direção de Darli Amaral, o jornal inicia uma nova etapa e a edição nº 6.715 já trazia o nome de seu novo diretor, marcando um novo tempo de grandes realizações honrando o nome de seu fundador, Bolivar Bittencourt e de seus sucessores. Com circulação semanal o Gazeta passou a circular três vezes por semana e, logo no início de 2005, passou a ser diário até os tempos atuais, onde completará 84 anos em 7 de março do corrente.

Darli Amaral sendo homenageado como Colaborador Emérito do Exército

Darli Amaral sendo homenageado como Colaborador Emérito do Exército

Podemos afirmar, sem medo de errar, que o início do século XXI trouxe grandes transformações nos meios de comunicação de Araguari e região com o entusiasmo, a determinação e os grandes feitos de Darli Amaral.  Naquele mesmo ano, 2004, fundou a Revista Evidência que foi lançada no dia 1º de setembro de 2004, para a divulgação dos acontecimentos sociais do Município. Seguindo anexo à Revista Evidência, em 2007, três novos veículos surgiram para inovar ainda mais esse grande empreendimento, os suplementos: A Bella, com entrevistas, informações, falando direto com a mulher; Bella Kids e Bella Homem. No mesmo ano, em 2007, foi criada a Revista Evidência Rural, com apresentação altamente profissional e conceituadíssima dentro do segmento, destacando-se entre as diversas publicações da Araguari Comunicações.  Outra grande conquista foi a criação do jornal Gazeta o Triângulo Uberlândia voltado especificamente para a divulgação naquela cidade.

Em março de 2008 o empresário Darli Amaral adquiriu a marca da Revista Perfil Social, que havia sido fundada pela empresária Cleusa Vieira de Paiva, em outubro de 1998, escrevendo na linha do tempo a história de Araguari e assinalando com credibilidade o jornalismo social da cidade. Ainda em 2008, outras publicações surgiram sob a direção do empresário, como a Revista Tatu de responsabilidade Social e Turismo, além de várias outras revistas especiais e jornais diversos.

No produtivo e promissor ano de 2008, outra grande realização e mais uma empresa, sob a direção do ícone da imprensa de Araguari, surge com expressividade e se destaca na mídia da publicidade exterior com inúmeras placas de outdoor nos principais pontos estratégicos de Araguari: Marall Outdoor Ltda.

O ano de 2008, com certeza entrou na história das grandes realizações do Grupo Araguari Comunicações, pois, em abril daquele ano foi criado o Top Of Mind 2008, o primeiro genuinamente araguarino, com a entrega do tão cobiçado prêmio a profissionais e empresas de Araguari.

Naquele mesmo ano, foi criado o site da Gazeta do Triângulo – www.gazetadotriangulo.com.bracessado por inúmeros seguidores do Brasil todo e exterior, sendo considerado um dos portais mais visitados para informações e pesquisas no Triângulo Mineiro.

         No primeiro decênio do século XXI o visionário e entusiasta, Darli Amaral, traça novos objetivos e mergulha no cerne de uma nova empresa, adquirindo a Gráfica Pontual, onde é impresso o jornal Gazeta do Triângulo. Desde 2010, a empresa tem realizado primoroso trabalho especializado na arte gráfica, atendendo a demanda de inúmeros serviços de Araguari e de todo estado.

Dinamizando ainda mais esse campo da comunicação, o empresário Darli Amaral, que já havia criado, em 2004, o Programa Gazeta na TV, pelo canal 15, inseriu o jornalismo araguarino no mundo da internet em 2015, com o programa GazetaWeb, destacando os principais acontecimentos do munícipio e da região.

 

Eis um pouco da trajetória de 26 anos de dedicação do empresário Darli Amaral, ex-presidente da Aprocima (Associação dos Profissionais de Comunicação e Imprensa de Araguari), aos meios de comunicação da cidade. Sem medir esforços, sacrifício, adversidades conseguiu edificar inúmeros marcos representativos da imprensa local como um guerreiro e batalhador para manter viva a chama do nosso jornalismo. Por essas e por tantas outras conquistas aqui não mencionadas, sem dúvida, inegavelmente, é mais do que merecido e justo receber o título que o confere nessa homenagem: Darli Amaral, o ícone da imprensa araguarina.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: