Sexta-feira, 29 de Março de 2024 Fazer o Login

20 de agosto: Dia Nacional do Maçom

qui, 20 de agosto de 2020 01:25

Da redação

Data comemorativa tem referência a marco importante para Independência do Brasil

Data comemorativa tem referência a marco importante para Independência do Brasil

A palavra “maçon” vem do francês e quer dizer “pedreiro”, já que os primeiros membros da ordem eram construtores de catedrais e monumentos.

A ordem surgiu no Brasil em 1822, mesmo ano em que um movimento de maçons liderados por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil. Inclusive, a data comemorativa se deve ao marco inicial deste movimento: em uma sessão conjunta de duas lojas maçônicas no Rio de Janeiro, exatamente no dia 20 de agosto de 1822, iniciou-se um eloquente discurso em prol da independência do país.

Em Araguari, o marco inicial da maçonaria se deu em 18 de dezembro de 1896, data de fundação da primeira Loja Maçônica na cidade, denominada Philantropia e Trabalho, sendo seu primeiro Venerável Mestre Theophilo Perfeito.

Em meados de 1988, em uma sessão da Loja Maçônica Fênix, em Araguari, o maçom Eduardo Vieira da Silva comentou sobre a importância da data comemorativa. Com o apoio dos veneráveis mestres das três lojas instaladas na cidade à época, William Dickson dos Santos Braga (Fênix), Ismael Nonato (Brasil Central), e Antônio Ferreira (União Araguarina), ficou decidido que seria realizado um evento para comemorar o Dia Nacional do Maçom. No dia 21 de agosto de 1988, foi realizado um encontro festivo nas dependências da sede campestre do Clube Recreativo Araguarino. A partir desta data, tradicionalmente é comemorado o Dia do Maçom, com festividades e atividades sociais. A semana do maçom, em Araguari, sempre foi aguardada e bastante festejada.

Este ano, em razão do momento de pandemia, com orientações das autoridades competentes para o isolamento social, o Dia do Maçom será comemorado pelos membros em reunião virtual.

Assim como informado pelo Venerável Mestre da Loja Maçônica União Araguarina Edvar José Alves, “as atividades filantrópicas e sociais não param na cidade. Principalmente neste momento delicado em que a sociedade vive, as quatro lojas situadas na cidade, além da loja de Cascalho Rico, vêm se dedicando com grandes projetos aos mais necessitados e afetados com a atual situação”. Vale destacar que, o Abrigo Cristo Rei há anos é administrado e mantido pelas lojas maçônicas da cidade, em um trabalho social que merece admiração e aplausos.

3 Comentários

  1. PEDRO LIBERIO DE ARAUO disse:

    parabens atodos os macons envolvidos nas atiidades ,e cunhadas tambem.

  2. Annonimos disse:

    Maçon um misto de Vaidade e soberba

  3. wellington alves gomes disse:

    Muito bom parabéns.

Deixe seu comentário: