Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – Qual é o impacto psicológico do paciente após ter sofrido um AVC?

qui, 31 de outubro de 2019 05:29

Abertura-neuropse

1-Qual é o impacto psicológico  do paciente  após ter sofrido um AVC? 

Após um acidente vascular cerebral é comum que pacientes e familiares apresentem alterações emocionais que podem variar em intensidade e interferir no tratamento e no retorno as atividades rotineiras.
O AVC geralmente causa um impacto significativo na vida funcional, cognitivo e social do paciente, sendo comum que o paciente desenvolva transtornos psicológicos após o derrame.

2-Qual é a complicação psiquiátrica mais frequente pós AVC? 

Entre 10 e 34% desenvolvem depressão  agravando ainda mais o prejuízo funcional, cognitivo e social do paciente, ocorrendo um retardo no processo de reabilitação, complicações na evolução e maior risco de mortalidade.

3-Qual a função do psicólogo na recuperação do paciente pós AVC? 

O psicólogo auxilia a equipe de saúde a discriminar as manifestações emocionais e comportamentais apresentadas pelo paciente, propõe estratégias que auxiliem no enfrentamento das dificuldades emocionais de origem orgânica e trata as reações de origem psicológica.
Outro aspecto importante é o dar todo apoio ao cuidador devido à necessidade de reorganização experimentada pelas pessoas envolvidas no cuidado para lidar com as mudanças do paciente e que poderão necessitar de orientações específicas.
A sobrecarga emocional do paciente e do familiar deve ser alvo de atenção, pois é frequente e tem impacto no engajamento com o programa de reabilitação e recuperação do paciente.

4-O que é a Neuropsicologia? 

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que estuda as relações entre comportamento e atividade cerebral e visa investigar possíveis disfunções neuropsicológicas e comportamentais provocadas por lesões cerebrais, caracterizadas por alterações cognitivas tais como: problemas de atenção e concentração, memória e raciocínio.
As alterações cognitivas decorrentes do AVC dependerão das regiões cerebrais afetadas além da extensão das lesões e, por essa razão, podem ser bastante variadas.

5-Qual o papel do neuropsicólogo na equipe multidisciplinar? 

O papel do neuropsicólogo na equipe multidisciplinar é de orientar os demais profissionais quanto ao funcionamento e evolução cognitiva e comportamental do paciente.
A compreensão acerca da condição, tratamento e prognóstico cognitivo do paciente, bem como expectativas de cuidado nesta fase, favorecem o planejamento dos cuidados para reabilitação por parte da equipe de saúde e facilitam a comunicação entre equipe, paciente e família, visando à melhora da qualidade da assistência prestada.

6-Como é a atuação do neuropsicólogo na reabilitação do paciente com AVC? 

O neuropsicólogo pode realizar procedimentos de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. A avaliação cognitiva do paciente pode auxiliar na escolha do tratamento e da conduta, pois pode determinar as capacidades e limitações do paciente em enfrentar e lidar com o AVC e avaliar sua elegibilidade e potencial para reabilitação. Os déficits cognitivos podem interferir na capacidade de novo aprendizado, implicada nas diversas atividades e terapias solicitadas durante o processo de reabilitação.
Na reabilitação, o neuropsicólogo se utiliza de técnicas de treino cognitivo (prática, repetição e organização da informação relacionada às habilidades neuropsicológicas disfuncionais), treino de tarefas específicas (por ex.: simulações de situações desafiadoras ao paciente) e técnicas que visam à introdução de estratégias compensatórias (adaptações ambientais, auxílios externos e internos e tecnologia) para as dificuldades apresentadas pelos pacientes.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: