Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é memória?

sex, 10 de janeiro de 2020 05:35

Abertura-neuropse

1-O que é memória?

Grosso modo, chamamos de memória a capacidade que os seres vivos têm de adquirir, armazenar e evocar informações. A memória é uma forma de registrar informações, como se fosse um arquivo e, como todo processo de arquivamento, exige atenção. Concluindo, a memória é a aquisição, conservação e evocação de informações. O aprendizado é a aquisição dos dados e as lembranças são a evocação do que foi armazenado; logo, o esquecimento é a falta de evocação.

“A memória recolhe os incontáveis fenômenos de nossa existência em um todo unitário; não fosse a força unificadora da memória, nossa consciência se estilhaçaria em tantos fragmentos quanto os segundos vividos”.

2-Geralmente quando ocorrem as falhas de memória?

Em geral, os problemas de memória começam a se apresentar depois dos 60 anos, na maioria das vezes é absolutamente benigno, mas frequentemente, por falta de melhor informação, angustia o idoso que tem dificuldade de aceitá-la como um fato normal.

Nas pessoas mais jovens, as falhas frequentes estão relacionadas a outros problemas, como distúrbios do sono ou déficit de atenção. Quem dorme mal, pode mostrar-se mais irritado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória.

Esquecer um número de telefone, o que almoçou na semana passada ou onde anotou um endereço importante é normal. Entretanto, colocar a culpa desses esquecimentos na memória nem sempre está correto. Muitas vezes o problema é a falta de atenção.

3-Como a falta de atenção atrapalha na memória?

A atenção é uma das funções mentais mais atingidas em casos de estresse, depressão, ansiedade e fadiga e, por consequência, os problemas começam a aparecer na memória. Quando lidamos com muitas informações, nosso cérebro prioriza algumas e descarta outras, assim detalhes como ‘onde está a chave do carro’ podem ser esquecidos e confundidos com problemas de memória.

4-Quando devemos procurar um especialista? E quem procurar?

Quando as falhas na memória tornam-se frequentes e passam a atrapalhar seriamente o cotidiano, é preciso buscar a ajuda de um especialista: neurologista e neuropsicólogo.   Não é possível prevenir os problemas de memória com medicação.

5-Qual a melhor maneira de se avaliar a memória?

A melhor maneira é através da avaliação neuropsicológica que é  muito importante no diagnóstico dos problemas que podem levar a falhas de memória . Trata-se de um exame que investiga o funcionamento mental por meio de testes relativos às várias funções, como atenção e raciocínio lógico.

6-Qual a importância do priming?

Um fenômeno muito interessante relacionado às memórias e que merece ser mencionado é o priming (também conhecido como pré-ativação). O priming é, na realidade, um tipo de memória induzido por pistas ou dicas. Às vezes estamos tentando lembrar uma música ou um poema e não conseguimos. Porém, se alguém cantarolar para nós as primeiras oitavas da música ou recitar o início dos primeiros versos do poema, quase instantaneamente nos lembramos de todo o restante, como se fora uma reação em cascata. De fato, parece que, muitas vezes, só nos lembramos de onde está um prédio quando dobramos a esquina anterior à sua localização. Da mesma maneira, um animal só consegue se lembrar da saída do labirinto na medida em que vai percorrendo o mesmo – cada etapa serve de pista para a etapa seguinte.

Parece que o priming é mais importante do que imaginamos, pois ele faz com que tenhamos a tendência de evocar informações sobre as quais recebemos alguma pista em algum momento de nossa vida. Ocorre que tais pistas nos chegam, muitas vezes, tão rapidamente que nem tomamos consciência delas, mas elas serão decisivas para nossas decisões futuras. Um exemplo claro disso são as propagandas subliminares, nas quais o cérebro é bombardeado com pistas (por exemplo, uma determinada marca de refrigerante). Da próxima vez que formos comprar um refrigerante, nossa “escolha” acabará recaindo sobre a marca que nos foi apresentada no passado.

7-E como funciona o tratamento?

O tratamento é feito por meio da reabilitação neuropsicológica, que treina as funções afetadas e visa criar novas estratégias para compensar as funções prejudicadas. São utilizadas estratégias compensatórias bastante eficazes, como o treinamento para uso de agenda.  A família também recebe orientação para aprender a conviver com as novas limitações do paciente.

8- O esquecimento é bom ou ruim?

Normalmente, associa-se o esquecimento a uma falha mental ou até uma patologia, mas sem o esquecimento seria impossível continuar memorizar informação. Portanto, neste caso, o esquecimento serve como que um filtro daquilo que ainda nos é importante, a este processo designa-se por função seletiva e adaptativa. A própria memória também tem um caráter adaptativo, pois ela não memoriza tudo a que estamos expostos no dia-a-dia (a informação é transformada). Habitualmente falamos de esquecimento ligado apenas à memória de longo prazo; a memória em curto prazo apaga-se para dar lugar a novas informações ou então passa à memória de longo prazo.

Mas o esquecimento pode ser também mau quando é regressivo, ou seja, quando surgem dificuldades em reter novos materiais e em recordar conhecimento, nomes ou fatos aprendidos recentemente. Este tipo de esquecimento pode ser devido à degenerescência dos tecidos cerebrais e ataca, sobretudo, pessoas de certa idade. E existem três tipos de esquecimento: por interferência de aprendizagem (como que uma reciclagem de informação), regressivo e motivado utilizado quando se quer esquecer algo negativo na nossa vida.

9-Quais são as dicas para melhorar sua memória?

Estimular a memória; praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.); aprender novas habilidades: computador, pintura, música etc.; cultivar a atenção: ater-se aos fatos mais importantes daqueles que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentração (pegue um relógio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas características etc.); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo etc.);  exercícios mnemônicos: associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento suculento e todas as suas características a ponto de sentir prazer; alimentação: a boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. Deve-se evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais. A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratação; psiquismo: estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória. A depressão dificulta muito o processo de memorização; atividade física: os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente. Sono: o repouso cerebral é muito importante para se ter uma boa memória. Quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: