Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é dor nas juntas ou poliartrite?

sex, 15 de julho de 2016 05:59

Abertura-neuropse

1-O que é  dor nas juntas ou poliartrite?

Chama-se poliartrite qualquer tipo de artrite que envolva cinco ou mais articulações.

 

2-Quais são as causas da poliartrite?

A poliartrite geralmente é geneticamente causada por uma doença autoimune, entre elas, artrite reumatoide, febre reumática, lúpus eritematoso, artrite psoriática, osteoartrites, espodilopatias (termo genérico para indicar patologia das vértebras) e amiloidose. Algumas vezes, a poliartrite pode ser causada por bactérias ou vírus.

 

3-Quais são as principais características clínicas da poliartrite?

O mais característico da poliartrite é a presença de cinco ou mais articulações inflamadas ao mesmo tempo. Os locais mais comuns dessas inflamações incluem pescoço, ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelhos e pés. A inflamação se caracteriza por inchaço, calor, rubor e dor, especialmente quando a articulação é movimentada, podendo inclusive ser definitiva ou temporariamente incapacitante para a rotina diária da pessoa.

 

4-Como o médico diagnostica a poliartrite?

O diagnóstico deve basear-se nos sintomas típicos, embora outras doenças também envolvam múltiplas inflamações de articulações e, assim, dificultam o reconhecimento da poliartrite. Entre elas, doença de Lyme, tuberculose, infecções fúngicas e bacterianas, leptospirose, doença de Whipple, gota, anquilose, doenças vasculares sistêmicas, doenças endócrinas e fibromialgias. É importante ressaltar que antes de fazer um diagnóstico definitivo da doença, outras patologias devem ser descartadas por meio de uma série de exames. O diagnóstico dessa e de diversas outras doenças exigirá, em cada caso, exames complementares específicos.

 

5-Como o médico trata a poliartrite?

O tratamento deve ser multidisciplinar envolvendo ortopedista, reumatologista e fisioterapeutas. Existe o tratamento medicamentoso que consiste em analgésicos, anti-inflamatórios, esteroides intra-articulares e imunossupressores. A cirurgia é uma alternativa extrema para tratar a poliartrite. Há casos em que a cirurgia consistirá na troca da articulação afetada por uma prótese. Todos esses tratamentos, no entanto, são meramente sintomáticos. Se for reconhecida, a doença de base deve ser tratada pelos meios apropriados. O tratamento não medicamentoso envolve repouso, combinado a exercícios para manter a boa função articular. É especialmente importante perder peso, em casos em que o sobrepeso esteja agravando os sintomas. Bolsa quente ou gelada, dependendo do caso, pode proporcionar alívio em articulações afetadas por artrite não inflamatória.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: