Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é solidão?

sex, 10 de junho de 2016 05:27

Abertura-neuropse

1- O que é solidão?

“Solidão é o estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só…”

A solidão está virando uma epidemia, é uma das possíveis causas da Depressão. A sociedade atual apesar de ter conhecimento da existência desta problemática, ainda não utiliza as estratégias e os recursos mais adequados para combatê-la.

2-Qual é o sexo e faixa etária mais acometidos?

Segundo dados do IBGE, nos últimos 20 anos, no Brasil, o número de casas habitadas por uma única pessoa passou de 7% para 12%. O ser humano não nasceu para viver sozinho. A solidão atinge várias faixas etárias, no entanto, é na classe idosa que esta é mais visível e notória e  existe maior incidência no sexo feminino, devido ao aumento da esperança média de vida nas mulheres. A partir dos 65 anos de idade, quase 40% desta população passa mais de oito horas por dia sem companhia, em alguns casos sem ninguém que cuide, sobretudo em situações de dependência ou falta de autonomia.

3-Por que as pessoas se isolam?

O ser humano passa a maior parte do seu tempo de vida acompanhado por outras pessoas. Mas, para muitas delas, viver cercado de gente por várias horas pode trazer insegurança, competição desenfreada e medo, e tudo isso aumenta a carga de estresse. Como fuga, o indivíduo procura o isolamento.

Há também aqueles que vivem cercados por várias pessoas, mas mesmo assim não conseguem se sentir parte daquele grupo. E na maioria das vezes, se isolam ainda mais. O problema vai se tornando uma bola de neve, e se a pessoa não procurar ajuda psicológica, tende a não conseguir sair da situação em que se encontra.

4-Qual a relação entre a solidão e a internet?

A solidão pode, algumas vezes, levar às compulsões e a internet está sendo vista como uma delas. A realidade concreta se torna tão ameaçadora que o indivíduo se refugia na internet. Pessoas com dificuldades de fazer amigos e de se integrar em grupos tentam se esconder atrás de um mundo virtual e acabam se viciando no anonimato. Se o indivíduo efetivamente não consegue mais se relacionar com as pessoas a sua volta, isso pode se tornar uma doença. Pessoas ansiosas, irritadas e de temperamento explosivo muitas vezes usam a internet como válvula de escape para se manterem longe das relações interpessoais, pois assim garantem o anonimato e afastam receios, insegurança e medo de não ser aceitas. O mundo virtual é um mundo protegido, mas que pode levar a sérios distúrbios emocionais.

5-Como lidar ou superar a solidão?

Aprender a gerir as mudanças de diferentes estilos de vida; consultas de psicoterapia, que são encaradas como um método bem sucedido de tratar a solidão: compreender a causa da solidão e tratar pensamentos distorcidos associados a sentimentos e atitudes negativas causadoras deste estado; a terapia de grupo é considerada por alguns especialistas como uma forma eficaz de tratamento de pessoas que identificam os mesmos sintomas e partilham os mesmos sentimentos. Acima de todos estes aspectos inerentes aos sintomas, causas e tratamento da solidão cabe a cada um de nós evitar e lutar contra este estado emocional que afeta e perturba uma grande parte da população.

6-Qual a maior complicação da pessoa com solidão?

A solidão é mais um fator de risco para o aparecimento de várias doenças. Ela é mais prejudicial à saúde do que a obesidade e o cigarro. A questão é que o bem-estar físico e o mental estão interligados. Se o indivíduo está triste, o seu organismo irá reagir de uma forma e isso implica na quantidade e no tipo de substâncias que serão liberadas. A solidão ajuda a degradar o corpo mais rapidamente e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pois o sentimento de viver só deixa o indivíduo em estado de alerta contínuo, pois tem que se defender sozinho sempre, o que aumenta a pressão sanguínea, e faz liberar no organismo altas concentrações de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: