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Neuropsi – Eu tenho déficit de atenção?

qui, 31 de março de 2016 08:40

Abertura-neuropse

1-O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Eu tenho déficit de atenção?

Eu tenho déficit de atenção?

 

2-Quem percebe primeiro o problema? Os pais em casa ou a professora na escola?

Os sintomas precisam manifestar-se em dois ambientes distintos para fazer o diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade. Em geral, eles ocorrem em casa e na escola. A mãe, que geralmente acompanha a criança nos deveres de casa, percebe a agitação e a demora para fazer as tarefas. A professora nota o mesmo comportamento na escola. A observação da professora é de que o estudante vive no mundo da Lua. Por isso, pais e professores são bons informantes para ajudar o médico e o neuropsicólogo que observa a criança no consultório.

3-O TDAH é comum? E qual o sexo mais acometido?

É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, ocorrendo em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

O fato é que estudos epidemiológicos  revelam a prevalência um pouco maior da doença nos meninos. Quando chega a idade adulta, porém, a incidência de TDAH é aparentemente igual nos dois sexos. No entanto há aqueles que discutem essa afirmação, alegando que TDAH fica mais evidente nos meninos, porque eles são naturalmente mais hiperativos e incomodam mais do que as garotas. Argumentam, ainda, que elas tendem mais à distração, sem apresentar o componente da hiperatividade. Desse modo, nelas, o risco de que o problema passe despercebido é maior.

4-Como funciona o cérebro do paciente com TDAH?

A área frontal do cérebro é que comanda  o comportamento inibitório, ou seja o freio. Todo mundo nasce com um freio no cérebro, que é a sua capacidade de saber quando parar, quando parar de falar, de andar, de fazer coisas, e as áreas temporais, que ficam ao lado do cérebro é que trabalham a atenção seletiva, ou seja, são essas áreas do seu cérebro que permitem a focar sua atenção e se concentrar no que está fazendo. Então quem tem TDAH tem alterações nessas áreas.

O portador de TDAH é visto como muita emoção e pouca razão.  Ele acaba tendo uma série de prejuízos em sua vida afetiva, prejuízos com os amigos, no trabalho, na escola.

5-Quais são os sintomas do TDAH?

Distração, interromper o que faz quando ouve um barulho; desorganização, perder objetos, atrasar, faltar, esquecer-se de pagar contas e compromissos importantes; Interromper,  falar antes que o outro conclua seu raciocínio; hiperfoco, concentração intensa em um único assunto de interesse; remoer sobre falhas cometidas; inquietação, sensação de que tem algo para fazer, de que algo está faltando; impaciência em esperar, filas, telefonemas, atendimento em lojas, hospital, dentre outras.

6-Qual é o objetivo da psicoterapia nesses casos?

O tipo de terapia que oferece melhor resultado com o TDAH é a Terapia Cognitiva comportamental, pois é uma terapia objetiva, prática, dando enfoque ao problema.

Em primeiro lugar é muito importante a pessoas saber o que é o TDAH. O neuropsicólogo explica na sessão de psicoterapia, pois faz parte do tratamento receber essa informação.

7-Quais são as recomendações finais?

Aprender a usar agenda, se organizar, colocar prioridade para não se perder com o que não é importante.

Aprender técnicas de solução de problemas.

Aprender e treinar estratégias de memorização para não sair de casa sem o necessário.

É importantíssimo que se faça a terapia com seriedade. É possível obter bons resultados quando trabalhamos técnicas como: treino de solução de problemas, treino de habilidades sociais, relaxamento e outras.

O mais importante de tudo é a reestruturação da forma de pensar, reorganizar sua mente, aprender a lidar com suas dificuldades e superá-las.

Coloque lembretes em lugares visíveis para alertá-lo do que tem a fazer. Se os lembretes começarem a “fazer parte” do local onde foram colocados, arranje outra estratégia; algo que seja impossível de passar despercebido.

Tenha uma agenda e use-a todos os dias. Isso é obrigatório para você.

Se você apresenta um desses sintomas procure um médico que entenda de TDAH, afinal com mais informações e ferramentas a vida com TDAH fica muito mais simples.

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