Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – Ciúme é sinal de amor ou de desrespeito?

qui, 26 de novembro de 2015 08:05

Abertura-neuropse

1-Ciúme é sinal de amor ou de desrespeito?

Depende. Na realidade ciúme é como tudo na vida, se tiver pouco pode fazer falta, se tiver demais pode “transbordar”. Um pouquinho de ciúme  significa, para algumas pessoas, que está sendo valorizada, mas quando o ciúme passa de certo limite pode comprometer o relacionamento. Sabemos que o ciúme passou do limite quando começa a provocar prejuízos na sua vida ou na vida das outras pessoas.

.

.

 

2-O que provoca ciúme?

Normalmente o  pensamento, a interpretação de que o relacionamento está ameaçado quanto à estabilidade ou quanto à qualidade. Ou seja, ciúme aparece quando  acredita-se que o relacionamento foi abalado e corre risco. Ciúme é como você “interpreta” a situação; não necessariamente se refere a fatos.

3-Como posso saber se sou exagerado em meu ciúme?

Um dos caminhos poderia ser observar se você tem necessidade de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a), sofre com isso, acaba tendo comportamentos de risco. Enfim, se você está dizendo coisas do tipo: “você fez a barba hoje porque vai encontrar com outra” ou “você chegou atrasada porque estava com o outro”. Esse tipo de frase pode ser um indicador do quanto o ciúme está fora de controle e causando sofrimento.

4-Ciúme é medo de traição?

Podemos pensar no ciúme como um medo de traição no aspecto amplo, ou seja, traição não seria apenas o relacionamento com outra pessoa, mas a forma como o ciumento interpreta traição.  Poderia ser traduzido em atos mais simples como conversar com outra pessoa, ou até pensar em outra pessoa ou talvez o simples ato de não estar pensando nela pode ser traduzido como traição para a pessoa que sente ciúme de forma desproporcional e prejudicial.  Por exemplo: mesmo que a pessoa tenha ciúme que o namorado vá à casa da mãe dele, claro que ela não acha que ele vai ter um caso com a mãe, mas nos ciúme patológico ela pensa que ele vai dividir o amor que “deveria” receber com exclusividade. Há um erro de julgamento neste ciúme, pois o amor que este rapaz dispensa à mãe é absolutamente diferente do amor que dedica à namorada. Os dois tipos de amor coexistem, mas o ciumento patológico pode não conseguir enxergar. O mais interessante dessa estória é que o ciúme existe independente do fato de a pessoa realmente estar sendo traída.

5-Existe tratamento?

É possível encontrar ajuda de um psicólogo quando o sofrimento ultrapassa certos limites. O psicólogo pode ajudar de algumas formas, por exemplo, analisando a racionalidade desse ciúme, o quanto isso está limitando a tranquilidade mental da pessoa e o que está provocando na vida dela; quanto de sofrimento psicológico inútil ela está passando.

Ciúme patológico pode ser apenas um sintoma que compõe um quadro maior, por exemplo, pode estar ligado à um transtorno obsessivo compulsivo, à um quadro delirante etc.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: