Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

“Mutirões foram positivos”, avalia coordenador sobre combate à dengue

ter, 19 de maio de 2015 06:10

Da Redação

Entre abril e maio, quatro mutirões de limpeza foram realizados; o último deles no sábado, 16, em região central da cidade

Freezer velho, geladeiras estragada, fogão abandonado dentro de quintais, com foco de dengue. Quem acredita que esse tipo de situação acontece somente nas periferias, se engana. Estes são alguns dos materiais que os mais de 100 funcionários da secretaria de Saúde e militares do Batalhão Mauá recolheram no quarto e último mutirão de limpeza deste sábado, 16, realizado no Centro. Ao todo, foram 1800 quilos de possíveis criadouros retirados das residências.

Agentes recolheram materiais de grande porte durante mutirão no Centro

Agentes recolheram materiais de grande porte durante mutirão no Centro

A ação abrangeu o trecho entre a avenida Bahia até a divisa com a rua Daniel Xavier, região com maior número de notificações de dengue da cidade. “Os moradores cooperaram, abriram suas casas, nos ajudaram. Não achávamos que iríamos recolher tanto material,” disse o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi.

Entre o final de abril e maio, o combate à dengue na cidade ganhou reforço com os mutirões de sábado. Ao término da ação, o coordenador avaliou-a de forma positiva devido aos bons resultados. “No Monte Moriá, onde começamos, são poucas as notificações, no bairro Brasília diminuiu também. Como entramos nos quintais, recolhendo e eliminando diretamente os focos encontrados, contribuímos para diminuição. Melhorou, mas ainda não é o desejável,” ressaltou.

Maio é, historicamente, o mês com maior incidência de casos, mas com a chegada do frio, a tendência é a redução de dengue, pois o mosquito não se adapta bem a esse tipo de clima. É o que afirmou Colenghi.

Mesmo com o final dos mutirões, as ações de rotina domiciliar devem continuar aos sábados. Os agentes de endemias estão com as férias suspensas até os casos diminuírem.

O carro Fumacê enviado pelo governo estadual deve permanecer no município até o próximo dia 3 de junho. Esta semana, ele estará novamente nos bairros Amorim, Goiás, Joquei Clube, Industriários, Aeroporto e Gutierrez para reforçar os ciclos de combate.

RETROSPECTIVA

No primeiro dia de mutirão, 25 de abril, mais de 100 funcionários da secretaria foram ao Residencial Monte Moriá e aos bairros Brasília, Madri e Maria Eugênia, ocasião em que recolheram 3,9 toneladas de lixo. Durante o Dengômetro, realizado no residencial Monte Moriá, 150 quilos de reciclável foram trocados por objetos escolares. A secretaria de Serviços Urbanos promoveu serviço de limpeza em alguns terrenos.

No dia 2 de maio, foi a vez dos bairros  Amorim e Novo Horizonte receberem o mutirão de limpeza.Mais de quatro toneladas de lixo com potencial para criadouro foram recolhidas das residências.

A terceira edição, realizada no dia 9 de maio, percorreu os bairros Sibipiruna e Paraíso. Os agentes de endemias e funcionários da secretaria de Saúde receberam apoio do Batalhão Mauá nas visitas, que abrangeram também Ouro Verde e Alvorada. Pneus, garrafas plásticas, tambores e lonas estão entre os principais materiais removidos, que foram suficientes para encher quatro caminhões caçamba. O Dengômetro entregou metade dos 150 kits preparados para a ocasião.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: