Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mutirões de limpeza contra a dengue começam na próxima semana

sáb, 21 de novembro de 2015 08:36

Da Redação – Com Assessoria

Com o início do período chuvoso, a população deve estar alerta para redobrar os cuidados com água parada em recipientes nos quintais e interior de residências, ambientes apropriados para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e que agora também pode disseminar a chikungunya e o zica vírus.

Equipes trabalharão com mobilização social, blitzen educativas e palestras sobre dengue, chikungunya e zica vírus (Arquivo Gazeta)

Equipes trabalharão com mobilização social, blitzen educativas e palestras sobre dengue, chikungunya e zica vírus (Arquivo Gazeta)

 

Para incentivar o trabalho de prevenção, uma série de ações foi programada pela secretaria de Saúde através do departamento de Zoonoses. A partir do próximo dia 28, sábado, serão realizados mutirões de limpeza em diversas regiões, sempre nos fins de semana. As atividades fazem parte da Semana Nacional de Combate à dengue.

Inicialmente estão programados mutirões para os dias 28 de novembro, 5 e 18 de dezembro. Segundo  Wellington Colenghi, diretor do departamento de Zoonoses, o mutirão que seria realizado no dia 11 de dezembro foi cancelado devido à realização das provas do processo seletivo para contração de agentes de saúde e de endemias. “Estamos estudando outro dia da semana para fazer a ação,” explicou.

Para o próximo “Dia D” de mobilização contra as três doenças, o Ministério da Saúde convoca estados e municípios para mutirões de limpeza urbana e atividades de alerta aos profissionais de saúde para o diagnóstico correto das doenças. Em Araguari, as ações de combate levam em conta os dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), priorizando os bairros com maior índice de infestação.

“Os casos de dengue em nosso município reduziram a partir de julho e a situação é de normalidade, porém, com a chegada do período chuvoso é hora de aumentar a atenção. Nada melhor do que um mutirão de limpeza para alertar a população dos riscos escondidos nos inservíveis deixados nos imóveis”, avaliou Colenghi.

As equipes trabalharão com mobilização social, blitzen educativas e palestras sobre as três doenças. A secretaria de Saúde recomenda aos moradores verificar se a caixa d’ água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, não deixar calhas entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas que serão apresentadas durante a campanha.

4 Comentários

  1. euripedes monteiro disse:

    e ainda os poucos agentes que tem a prefeitura quer mandar embora não e sr Wellington Colenghi invés de fazer provas contratar mais querem colocar novatos ate eles aprenderem estamos contaminados por mais mosquitos com a palavra o sr explicar isto Wellington Coleng
    hi

  2. Wellington Colenghi disse:

    Prezado Eurípides Monteiro:
    A situação contratual de nossos agentes é uma preocupação nossa. É necessário a desprecarização do atual vínculo contratual e adequação dos servidores à lei 11350/2006 e para tanto necessário a realização de processo seletivo. Entretanto, sobre processo seletivo, não é de minha competência responder , minha responsabilidade é a rotina de campo e logística dos processos. Mas já estudamos uma maneira de não parar o serviço de forma alguma nesse processo de contratação de modo a população não ter prejuízo na prestação de serviços. Tanto é essa nossa preocupação, que preventivamente A Secretaria de Saúde programou um mutirão de limpeza já na próxima semana para trabalharmos a prevenção. Qualquer dúvida, procure-nos pessoalmente no departamento de Zoonoses e esclareceremos seus questionamentos.

  3. euripedes monteiro disse:

    verdade sr welington mais eles fizeram provas procesesso seletivo publico e estes cursos estao apitos a fazerem o serviço entao por que eu vi pésquisei processo seletivo publico equivale a qualquer concurso publico

  4. Mariana disse:

    É interessante uma coleta as margens da rodovia MG 414 (Araguari-Amanhece), tendo em vista que diversos cidadãos despejam seus lixos por ali e o que já podemos notar são diversos focos do mosquito.

Deixe seu comentário: