Mutirão para limpeza de bueiros pretende evitar alagamentos nas vias mais baixas da cidade
sex, 29 de setembro de 2017 05:05por Carolina Rodrigues
Os trabalhos foram adiantados devido às previsões de chuva no final de semana
A prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Obras, está viabilizando um mutirão para limpeza de bueiros. O serviço de limpeza estava programado para iniciar neste sábado, mas, devido às previsões de chuvas para o final de semana, os trabalhos foram adiantados, começando ontem, 28, e continuando hoje, 29, e amanhã, 30.

Equipe trabalhando na limpeza da avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo
De acordo com João Cordeiro, coordenador do mutirão, uma equipe de seis pessoas trabalha nos pontos mais propícios a alagamento. Eles passaram por pontos dos bairros Aeroporto, Novo Horizonte e também avenida Mato Grosso; agora estão na avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo e nas ruas de extensão que ali desaguam. Esta avenida é uma das que requer maior atenção, por ser mais baixa e devido à grande quantidade de folhas.
O secretário de Obras, Jaime Sebastião Batagline, afirmou que esses mutirões acontecem com frequência neste período, entre meados e final de setembro, para que, com a vinda das chuvas, diminua a propensão de alagamentos. Ele também enfatiza a questão do lixo: “todo lixo jogado nas ruas entope os bueiros, e, mais que isso, pode entupir as tubulações de água pluvial, gerando muitos transtornos”.
Quando perguntado sobre a natureza do lixo, o coordenador João Cordeiro afirmou que “tem muito lixo; além das folhas e areia, típicas do período, nós encontramos muito papel e até pneu de bicicleta e pedaços de cabeceira de cama. Estamos com muitas dificuldades. Precisamos de mais políticas para conscientizar as pessoas”.
O lixo jogado nas vias, por menor que seja, pode contaminar o solo e, com as chuvas, liberar substâncias tóxicas causadoras de doenças físicas e respiratórias, além de atingir o lençol freático. Bueiros entupidos atraem ratos, baratas, moscas e outros bichos que podem causar doenças sérias. Também danificam patrimônios e causam poluição visual e auditiva, entre inúmeras consequências.
Sujeira e chuva não é uma boa combinação. Devido à quantidade de lixo, o coordenador pretende conseguir mais mão-de-obra.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
