Mutirão Direito a Ter Pai chega a sua 4ª edição em Araguari
sáb, 19 de setembro de 2015 08:30Da Redação
Partindo do pressuposto de que todos têm o direito do reconhecimento paterno, a Defensoria Pública tem realizado mutirões com o objetivo de facilitar o acesso de famílias carentes ao exame de DNA e possibilitar que crianças, adolescentes e até mesmo adultos conquistem o convívio e o nome do pai no registro de nascimento.

Mutirão vai realizar exames de DNA gratuitamente, se necessário
O mutirão deste ano acontece no dia 29 de outubro. O cadastramento tem início no dia 1º de outubro e se estende até o dia 23, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h na sede da Defensoria, localizada na praça Getúlio Vargas, 208.
Segundo informações do defensor público, Augusto Fernandes, os documentos básicos para o cadastro são certidão de nascimento e CPF do menor, RG, CPF e cópias da conta de água e energia da mãe, além do nome e endereço completo do suposto pai.
Nos casos de reconhecimento voluntário também é necessária a apresentação de RG, CPF e endereço completo do pai, que será notificado a comparecer à Defensoria Pública no dia do mutirão para reconhecer espontaneamente o filho, ou fazer o exame de DNA, caso seja necessário.
Se não for possível o reconhecimento voluntário de paternidade, ou a realização do exame de DNA, será proposta ação de investigação de paternidade contra o suposto pai, podendo conter também o pedido de pensão alimentícia.
Além da coleta do sangue, o mutirão proporcionará reconhecimento extrajudicial de paternidade, com lavratura de Certidão de Nascimento imediata. Para isso, serão instalados, no local, laboratórios e cartório de registro.
De acordo com dados do Censo Escolar 2012, cerca de 5,5 milhões de brasileiros em idade escolar não têm o nome do pai na certidão. Desde que foi implantado, em 2011, o “Mutirão Direito a Ter Pai” tem facilitado o reconhecimento de paternidade em Minas Gerais. O programa atendeu 19.807 pessoas em todo o estado.
Nas quatro edições anteriores, foram feitas 3.453 coletas de material genético para exames de DNA e realizados 970 reconhecimentos espontâneos de paternidade, sem necessidade de advogado e sem custos para o pai ou a mãe.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
