Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mutirão de exames Papanicolau e Mamografia acontece neste sábado

sáb, 26 de outubro de 2019 05:33

por Laura Alvarenga

O fim do mês de outubro está próximo, contudo, as ações alusivas à campanha Outubro Rosa continuam sendo executadas no município. Neste sábado, 26, a prefeitura em parceria com o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepc), promove o Mutirão de exames  Papanicolau e Mamografia.

 Aferição de pressão, pedidos e coletas de exames, bem como orientações sobre saúde fazem parte dos serviços oferecidos

Aferição de pressão, pedidos e coletas de exames, bem como orientações sobre saúde fazem parte dos serviços oferecidos

A ação acontecerá em duas etapas, sendo uma na praça Manoel Bonito, localizada no centro da cidade, das 9 às 16h, com a presença do ônibus Expresso Saúde do Imepac e a segunda em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município. O atendimento será feito das 8 às 17h. Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, a ação serve para “facilitar o acesso e buscar essas mulheres que precisam fazer os exames”.

Quanto ao mutirão na praça, este é um projeto de extensão do Imepac, desenvolvido pela coordenadora do curso de Enfermagem, Karla Walter, em parceria com os cursos de Nutrição e Medicina. Segundo a responsável, várias ações semelhantes foram desenvolvidas no decorrer do mês.

Na ação deste sábado, 26, serão realizados procedimentos como: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação nutricional, pedido de mamografia, coleta de citopatológico (Papanicolau), bem como, orientações diversas em saúde. Para participar bastar estar munida do documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Karla Walter, uma equipe composta por dois professores e 15 alunos do Imepac, estará à disposição para os atendimentos no Mutirão exames de Papanicolau e Mamografia. A coordenadora informou que os resultados do exame de Papanicolau poderão ser obtidos na sala nº 5 da secretaria de Saúde, após o prazo de 30 dias.

Karla Walter ressaltou que esta ação é de suma importância e uma ótima oportunidade para a mulher ter acesso a esses serviços e se cuidar. “Nós mulheres que estamos à frente de tantas outras atividades, não podemos deixar passar esses momentos que estão sendo oferecidos. É muito válido e proveitoso para que a mulher cuide de si.”

Campanha

O Outubro Rosa se iniciou nos Estados Unidos, onde, durante todo o mês, várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Em decorrência da atitude, outubro se tornou o mês nacional de prevenção à doença no perímetro norte americano. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da prevenção do câncer de mama e colo de útero.

A campanha pretende sensibilizar a população para os cuidados necessários à prevenção. O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. Conhecendo o corpo através do autoexame dos seios e realizando exames periódicos de mamografia, as chances de cura podem chegar até 95%.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Neste ano, o Inca e o Ministério da Saúde lançaram a campanha que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. O tema da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

6ª Corrida das Guerreiras

Encerrando a programação do Outubro Rosa na cidade, acontecerá no domingo, 27, a 6ª Corrida das Guerreiras. A concentração será às 7h, em frente à Academia Zurc, localizada na rua Paissandu, 546, Centro, sendo a largada às 8h. As inscrições podem ser realizadas na secretaria de Saúde até hoje, 25. Para participar é necessário doar um quilo de alimento não perecível. Em 2018, a corrida, que se tornou tradição na cidade, contou com a participação de pelo menos 255 inscritos, sendo arrecadados mais de 250 quilos de alimentos, que foram destinados para o Grupo Semente Esperança, que apoia pacientes em tratamento de câncer.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: