Município tem queda significante nos casos de dengue
qui, 13 de junho de 2019 05:10por Laura Alvarenga
Sendo um dos 64 municípios pertencentes às regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, Araguari faz parte da lista de cidades divulgada semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) responsável por conter dados atualizados sobre os casos prováveis – casos confirmados + suspeitos – de dengue.

Além de ações preventivas, a conscientização da população é essencial para a eficácia contra a proliferação do mosquito
De acordo com o boletim epidemiológico da SES-MG referente à 23ª semana epidemiológica, Araguari tem 2.246 registros de casos prováveis de dengue até o momento. Contudo, o número apresentado pelo Estado é contestado pelo departamento de Controle de Zoonoses. A informação da equipe de Zoonoses é de menos de 60 notificações de dengue na última semana. Em comparação com a 14ª semana epidemiológica, época em que o novo coordenador assumiu o cargo, os registros eram em torno de 580 a 600 notificações apenas naquela semana, o que mostra uma queda de aproximadamente 90%.
Segundo Guilherme Borges Pereira de Carvalho, coordenador do departamento de Controle de Zoonoses de Araguari, a disparidade de informações a nível municipal e estadual se deve ao método de registros utilizado pelo município. Em Araguari, bem como em algumas outras cidades, o monitoramento epidemiológico é realizado manualmente, um processo demorado até que todos os dados sejam repassados ao controle do Estado. “Não tem como regularizar rápido, faço o monitoramento manual desde 1º abril”, disse o coordenador, ressaltando também que nenhum município que utiliza o mesmo processo, conseguiu atualizar os dados.
Para o coordenador, a queda de registros no município se deve às ações intensivas realizada pela equipe de Zoonoses e com o apoio da secretaria de Saúde. As atividades executadas pela cidade giram em torno de mutirões de limpezas, ações de conscientização e prevenção, além da técnica de pulverização intradomiciliar – chamada aero system – que consiste na aplicação de um produto químico no interior das residências com o objetivo de matar não apenas o Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya – mas todo inseto presente no momento.
Para que a prática do aero system seja executada com sucesso, é necessário que os moradores permaneçam no exterior da residência por no mínimo 30 minutos. Lembrando que em caso de idosos e crianças com problemas respiratórios, é proibida a aplicação do agente químico.
Guilherme Borges informou que o departamento de Zoonoses procura realizar ações conjuntas com outras secretarias não apenas nas residências, mas terrenos baldios, espaços com mato alto e locais com acúmulo de materiais. O coordenador ressaltou que a pulverização intradomiciliar está na fase final, atendendo agora, a região central da cidade. “Estamos fazendo levantamentos para casos específicos de prevenção. Precisamos ter ações mais eficazes para garantir e prevenir”.
Os dados de monitoramento do boletim epidemiológico disponibilizado pela SES-MG, apontam 399.522 casos prováveis de dengue em Minas Gerais até o dia 11 de junho. Destes, 74 resultaram em óbitos entre 27 cidades mineiras. Em Araguari, além dos 2.246 casos prováveis de dengue, também foram registrados 94 casos de chikungunya e 15 de zika vírus.
Perante a atual situação epidemiológica em todo o Estado, até o fim do mês de junho os municípios que apresentarem alta incidência poderão receber um benefício do governo através de uma resolução específica no valor de R$ 20 mil a R$ 400 mil, de acordo com o índice habitacional.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
