Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Município pode receber ornamento natalino para as comemorações do fim de ano

ter, 6 de novembro de 2018 05:08

Da Redação

Com a chegada do mês de novembro começam os preparativos para as festas do fim de ano. Faltando pouco menos de dois meses para o Natal, muitas pessoas começam a enfeitar as casas com luzes e decoração natalinas, bem como os órgãos públicos municipais.

Enfeites de materiais recicláveis foram confeccionados para a fachada da prefeitura  **Divulgação

Enfeites de materiais recicláveis foram confeccionados para a fachada da prefeitura
**Divulgação

 

Anualmente, a prefeitura organiza recursos próprios voltados para os ornamentos natalinos. Porém, ano passado, os enfeites foram vetados, ficando determinado que os R$ 180 mil para esse fim fossem aplicados na operação “tapa-buracos”.

Para este ano, as previsões são outras. De acordo com o secretário de Obras, Expedito Castro Alves, há possibilidade de ter enfeites luminosos em vias públicas e outras edificações municipais, caso o processo licitatório seja aprovado. A estimativa é que se tenha um posicionamento oficial até o dia 13.

Caso ocorra conforme o planejado, o departamento de Licitações e Contratos realizará o pregão presencial para contratação da empresa que forneça a instalação dos enfeites, bem como a futura retirada, após o término do ano. “A licitação, programada para o dia 13, vai contemplar as ruas da cidade e as praças, com recurso adequado para o momento”. O processo licitatório está na ordem de R$ 200 mil.

Na sede da prefeitura, o trabalho de decoração começou a ser feito na semana passada, por equipes próprias da secretaria de Obras. “Nós começamos a arrumar o Palácio para startar a ligação das luzes no dia 30. Esse ano, nós trabalharemos com materiais recicláveis”, ressalta o titular da pasta. Ele comenta a realização de um trabalho na Casa de Davi, onde foi ministrada uma oficina de enfeites natalinos utilizando garrafas Pet. Há muitos materiais prontos, incluindo árvore de Natal, faltando apenas a parte de iluminação.

Os comerciantes aprovam a colocação dos enfeites e luzes, garantindo que atraem a presença de consumidores para a compra dos presentes do fim de ano. Sem ornamentos, a tendência para vendas é mais oscilante. Além disso, a decoração estimula que as famílias passeiem pelas ruas do Centro da cidade.

Outro ponto bastante visitado após a colocada das luzes é o Palácio dos Ferroviários. O local, que é bastante frequentado e requisitado para plano de fundo de fotografias, fica ainda mais repleto de pessoas que não deixam de prestigiar o trabalho detalhado de decoração. “Eu amo essa época e gosto ainda mais quando a cidade está enfeitada. Assim que entra novembro, decoro a minha casa e fico ansiosa com a decoração feita pela cidade. Acho que a fachada da prefeitura fica sempre linda”, afirma a professora Ana Maria Vieira.

Assim como há várias pessoas a favor das luzes de Natal, para entrar no clima de término do ano, tantos outros são contrários aos gastos com a ornamentação. É o caso do aposentado João Batista Amorim; “ano passado, aprovei a iniciativa da prefeitura de não fazer iluminação de Natal. Acho que é um desperdício de dinheiro público, visto que poderia ser utilizado em várias outras áreas mais importantes, incluindo a saúde e educação”.

1 Comentário

  1. ANÔNIMO disse:

    COM TODO RESPEITO AO GOVERNO DE HOJE! MAS A ILUMINAÇÂO NATALINA MAIS LINDA QUE JÁ VIMOS EM ARAGUARI FOI A DE 2015 NO GOV. DO RAULZINHO.

Deixe seu comentário: