Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Município de Araguari passa a administrar o Distrito Industrial

qui, 1 de fevereiro de 2018 05:25

Da Redação

Áreas disponíveis serão doadas para empresas

O convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a cidade de Araguari, para a municipalização do Distrito Industrial, foi assinado na quinta-feira, 4, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A expectativa é que o município possa doar áreas para 34 empresas, que devem gerar cerca de 1.500 novos postos de trabalho nos próximos anos.

Assinatura do convênio contou com a presença do governado do Estado, Fernando Pimentel

Assinatura do convênio contou com a presença do governado do Estado, Fernando Pimentel

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Juberson dos Santos Melo, a municipalização do Distrito Industrial é uma demanda de mais de dez anos. “Felizmente, essa questão foi solucionada nos últimos dez meses. É uma conquista importante para a cidade, porque é um patrimônio de mais de 170 mil metros de área, com iluminação, asfalto e toda a infraestrutura necessária para a instalação de empresas”.

O secretário comenta que cidades como Uberlândia, Patos de Minas, Araxá e Patrocínio não possuem áreas disponíveis em seus Distritos Industriais para doar a empresas. “Nós também não tínhamos nenhuma e agora conseguimos avaliar toda a área, fazer o levantamento topográfico e todas as demais exigências da Codemig para essa importante conquista”.

A assinatura do convênio contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; Marco Antônio Castello Branco, presidente da CODEMIG; prefeito Marcos Coelho (PMDB) e secretário de Desenvolvimento, Juberson Melo. O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, afirmou que a ação visa facilitar a instalação de empresas no município. “Agora, a discussão dessas questões será feita diretamente com a prefeitura, o que poderá facilitar a instalação de novas empresas”.

Conforme o secretário de Desenvolvimento, também foi promovida uma reunião com representantes do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) na qual foram solicitadas informações sobre o retorno das obras de duplicação da LMG-748. “Recebemos a informação de que logo a obra será concluída. Também foi realizada a instalação da iluminação de LED no local e estamos aguardando a liberação da Cemig para a instalação de postes no trecho que ficou ausente”.

O secretário ressalta que, a partir da segunda quinzena desse mês, serão promovidas reuniões com empresários que possuem interesse em instalar empresas nas áreas do Distrito Industrial. “Iremos filtrar as melhores opções de investimento e geração de empregos e definir como serão feitas as parcerias de doação”.

Sobre o Distrito Industrial

O Distrito Industrial foi implantado em Araguari no ano de 2003 e possui uma área total de 868.080,00 m². Em 2015, o município foi selecionado para o programa de revitalização e modernização de distritos industriais, lançado pelo Governo Federal.

Com a assinatura do convênio para municipalização, a expectativa é que a área disponível seja dividida em terrenos de 5.000 m², no valor de aproximadamente R$ 250 mil cada, criando espaço para a instalação de 34 novas empresas. Cada empresa deve gerar 50 novos postos de trabalho, totalizando 1.500 vagas nos próximos anos.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Acho que há equívoco nesta matéria ao dizer que o DI foi implantado em 2003. Lembro que ele foi inaugurado no Governo Neiton de Paiva Neves nos anos 80, e contava nos anos 80 e 90 com algumas industrias entre elas “Reunidas Café, Minas Lac Laticinios, Geza, Adubos Triangulo, etc

    Na gestão do Mãe Preta anos 90, com tanto blablablá surgiu empresas estranhas que parecem nunca ter funcionado ( Caramuru, Lixotec e Sumatra )

    Então como este DI foi implantado em 2003???????

    Acho que vai continuar sendo um blablabla, pois grandes empresas só virão para cá quando tiver captação de água em abundância no Rio Araguari para suprir suas necessidades. Fora isso é só conversa de políticos…

Deixe seu comentário: