Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Munícipes reclamam sobre falta de limpeza nas vias públicas

ter, 7 de janeiro de 2020 05:38

por Laura Alvarenga

A falta de manutenção das vias públicas tem causado revolta em alguns munícipes mais uma vez. Ao andar pela cidade, é possível notar alguns pontos distintos com bueiros entupidos, mato alto e lixo nas ruas. O problema que aumenta de proporção em períodos chuvosos, não passou despercebido pela Gazeta do Triângulo.

Limpeza dos bueiros tem sido feita diariamente, conforme informação da prefeitura

Limpeza dos bueiros tem sido feita diariamente, conforme informação da prefeitura

 

A região central e os bairros Bosque e Amorim se destacaram neste quesito após a passagem da Redação por estes locais. A dona de casa, Maria Madalena, é moradora do Centro, nas proximidades da praça Tereza França de Lima e se mostrou insatisfeita com a situação. Na oportunidade ela disse que não vê mais os servidores da prefeitura fazendo a limpeza das ruas como antes.

Entretanto, ela reconhece que não é justo atribuir toda a culpa da sujeira aos funcionários públicos. “Sei que o município tem passado por uma situação financeira difícil e isso influencia na constante presença desses trabalhadores nas ruas como antigamente. Mas, ainda hoje, é preciso lembrar que nós também somos culpados por toda essa sujeira. As pessoas reclamam, mas não se movem para evitar o acúmulo de lixo nas ruas e acho que esse é o principal problema”.

Outra moradora do município, esta do bairro Amorim e que não quis ser identificada, faz a mesma reclamação. A senhora contou que o mato alto precisando de capina é uma coisa assustadora. “Fico abismada de ver a situação em que nossas ruas se encontram, a prefeitura deveria fazer a limpeza constantemente e não apenas quando a situação é crítica. Isso é vergonhoso. O mato cresce até mesmo dentro dos bueiros.”

No intuito de buscar uma justificativa para a falta de manutenção, a Gazeta do Triângulo procurou o secretário de Serviços Urbanos para esclarecer a situação. Cândido Costa Arruda, disse que os trabalhos não foram paralisados durante as festas de fim de ano e que o cronograma de limpeza tem sido cumprido dentro das expectativas.

O responsável pela pasta também destacou a importância da participação da população na manutenção da limpeza do município, uma vez que essa tarefa é de todos e não responsabilidade exclusiva da prefeitura. “Peço também para que as pessoas se conscientizem e se atentem sobre o horário da coleta de lixo. Muitas vezes os animais abrem e esparramam o saco de lixo e isso vai para os bueiros causando entupimento dos mesmos.”

Cândido Costa Arruda disse que a secretaria busca fazer a limpeza dos bueiros sempre após as chuvas e a tarefa tem sido realizada diariamente nas últimas semanas. Nesta segunda-feira, 6, os servidores limparam os bueiros nas avenidas Comissão Cruz e Maria Abadia da Costa, além da rua Israel Pinheiro, no bairro Brasília.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Depois que o serviço passou a ser feito pelas empreiteiras, a cidade ficou desse jeito, uma sujeira só. Tem locais como a calçada do clube recreativo que outrora fora lugar da elite, a praça Manuel Bonito tem gente fazendo até comida lá, fazendo churrasco. Lá não é lugar dessas coisas. Quando este serviço era feito pela prefeitura, a cidade era limpinha, tinha jardineiros que tomavam conta das praças. Alguém já observou o tanto que as cidades dos Estados Unidos são limpinhas, que diferença das nossas. E olha que Araguari tem uma bela geografia com calçadas largas, só falta varrer e o povo largar de jogar lixo nas ruas. Tem gente que tudo que come joga a embalagem na rua.

Deixe seu comentário: