Munícipes reclamam de animais soltos nas ruas
ter, 14 de janeiro de 2020 05:17Da Redação
É possível perceber a constante presença de animais soltos pelas vias da cidade, sejam eles de grande ou pequeno porte. Cães, gatos, equinos e até bovinos são os mais comuns em diversos bairros do município, ocasionando em reclamações, especialmente através das redes sociais.
O problema afeta os moradores e também a integridade dos animais. Vale ressaltar que na maior parte apresentam problemas de saúde e necessitam de cuidados veterinários, podendo oferecer riscos à saúde pública.
Outro fator a ser considerado refere-se ao abandono, maus tratos e envenenamento; crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605 de 1998.
A secretaria de Serviços Urbanos é o órgão responsável pelo recolhimento desses animais de pequeno porte como cães e gatos que seriam enviados ao Canil Municipal e os de grande porte como equinos e bovinos, ao Curral do Município. Contudo, o responsável pela pasta, Cândido Costa Arruda, informou que a secretaria não possui veículo para executar o recolhimento, e que no momento, apenas estão notificando os proprietários/tutores.
O secretário informou que, quando é possível recolher os animais de grande porte e os enviá-los ao Curral Municipal, é cobrado do proprietário um valor fixo de R$ 98,00 por animal. Questionado sobre uma previsão de quando a secretaria poderia voltar com os serviços de recolhimento, Cândido Costa Arruda disse que “houve um processo licitatório para a compra do veículo. Entretanto, a licitação foi dada deserta, pois não houve interessados em participar. Diante disso, faremos nova licitação”.
Rizete Garcia, aposentada, é moradora do residencial Bella Suíça II; ela contou à reportagem da Gazeta do Triângulo que, pelas redondezas de sua residência, sempre há cavalos que se aproveitam dos terrenos baldios para descansar e se alimentar do capim. “Sei que esses animais costumam ficar ali e não perturbam ninguém, mas é perigoso, principalmente quando perambulam no meio da rua”.
No bairro Santa Helena, a reclamação gira em torno dos cães. Uma dona de casa, que preferiu não ser identificada, disse que próximo à sua residência, há cerca de nove cães abandonados. A moradora contou que alguns correm atrás de carros, motos e bicicletas. “Perdemos as contas de quantas pessoas foram derrubadas das motos e bicicletas por conta desses animais.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Justiça suspende internações em Hospital seg, 23 de março de 2026
- Déficit habitacional cai 14% em Minas sáb, 21 de março de 2026
- Agro – A Força de Minas homenageia quem impulsiona o crescimento do campo sáb, 21 de março de 2026
- PROJETO ESPORTES E LAZER PARA TODOS sáb, 21 de março de 2026
- Prefeitura de Grupiara busca soluções em tecnologia e IA para impulsionar o desenvolvimento local sáb, 21 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados e Secretaria de Saúde realizam força-tarefa de exames de imagem no Hospital Municipal sáb, 21 de março de 2026
- Copa Arena Sicredi Fut7 sáb, 21 de março de 2026
- Segurança é tema de encontro entre a Polícia Militar e organização da Expo Araguari 2026 sáb, 21 de março de 2026
- Campeonato Regional 40’tão de Corumbaíba-GO sáb, 21 de março de 2026
- Os semifinalistas serão conhecidos na tarde de hoje sáb, 21 de março de 2026
> > Veja mais notícias...