Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mudança no calendário escolar

sáb, 4 de fevereiro de 2017 05:09

por Mel Soares

Alunos dos anos iniciais de colégios estaduais começam o ano letivo na quarta-feira

As aulas nos Centros Educacionais Municipais iniciaram na sexta-feira, 3, diferente das escolas estaduais que começam na próxima semana.

Conforme informações de José Luiz da Costa, coordenador da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG) em Araguari, o ano letivo dos alunos de 1° ao 5° ano (Ensino Fundamental I) será a partir de quarta-feira, 8.

Aulas nos Centros Educacionais Municipais tiveram início nesta sexta-feira

Aulas nos Centros Educacionais Municipais tiveram início nesta sexta-feira

 

Em relação às outras modalidades, como o Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (1° ao 3° ano) o início foi confirmado para ocorrer na segunda-feira, 6, conforme publicação feita pela Secretaria de Estado de Educação, em novembro do ano passado.

Segundo explicou o coordenador do Sind-UTE no município, a mudança ocorreu devido a falhas no site responsável por divulgar as vagas de professores do ensino fundamental de 1° a 5° ano. “O site ficou fora do ar e impediu a realização do processo de designação em tempo hábil”, destacou.

O quadro de professores das escolas que oferecem o ensino fundamental é composto por apenas 30% de profissionais efetivos. “O restante precisa ser contratado, o que não foi possível de ser feito nesta sexta-feira. O Rainha da Paz tem dez turmas no período da tarde, seis delas precisam de professores contratados”, completou.

Em casos de ausência de professores, o coordenador ressalta que os funcionários que exercem a função são os supervisores que assim como os assistentes de secretaria também não foram contratados devido à falha no sistema on-line.

De acordo com informações, mais de dez escolas estaduais que oferecem o ensino fundamental I foram afetadas, dentre elas, o Padre Elói, Padre Damião, Antônio Nunes, Eleonora Pieruccetti, Rainha da Paz, Katy Belém, Paes de Almeida, São Judas, Costa Sena e José Carneiro.

Questionado sobre o processo das designações, José Luiz disse que ocorreu de forma organizada, no entanto, fez um desabafo sobre o sistema adotado pela Superintendência Regional de Ensino para realização da contratação de profissionais que pleitearam vagas para a área de serviços gerais nesta sexta-feira.

“Foi um verdadeiro desconforto, pois diferente das outras designações o processo não foi feito em um só lugar, o que deixou os profissionais totalmente desorientados. Foi algo muito estressante, desumano”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: