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Movimento cai 18% na principal rodovia federal de Araguari e região

sex, 8 de maio de 2020 11:32

Da Redação

 

De acordo com assessoria de comunicação da Eco050, concessionária que administra o trecho da BR-050, durante a pandemia da covid-19, houve uma queda no movimento na rodovia, alcançando 18,22%, em se comparando o período entre março e abril de 2019 com o deste ano.

Conforme os dados apurados, nos 436,6 km da BR-050, considerando os trechos de Goiás e Minas Gerais, passaram aproximadamente 3,193 milhões de veículos em 2019, enquanto agora foram 2,611 milhões, em 61 dias (março e abril).

Movimento foi menor durante março e abril deste ano na rodovia

Movimento foi menor durante março e abril deste ano na rodovia

“Com essa pandemia, assim como outras empresas e negócios foram afetados, nós também estamos sendo fortemente impactados, com significativa queda no tráfego nas nossas rodovias. Essa queda está concentrada no perfil de veículo de passeio, que entre 15 de março e 15 de abril, teve redução de 30%”, informou o gerente de atendimento aos usuários da Eco050, Igor Barros.

A empresa tomou algumas medidas para evitar o contágio de seus colaboradores e dos usuários nas praças de pedágio e postos de atendimento. “Nas nossas praças de pedágio, temos a disponibilização de dispensers com álcool em gel para colaboradores e usuários. Também foram instalados lavabos nas próprias cabines de pedágio para que os colaboradores façam a assepsia com água e sabão. Além de intensificar a limpeza e desinfecção dos ambientes de trabalho das nossas equipes para evitar contágio e a distribuição de máscaras para as equipes operacionais”.
Entre as categorias que não diminuíram o ritmo de trabalho, os caminhoneiros seguem rodando nas estradas. Muitos profissionais continuam circulando pelo país e encontram pontos de apoio com avaliação e dicas de prevenção, além da distribuição de kits de higiene. A Eco050 possui duas unidades, uma em Catalão (GO) e outra em Uberaba (MG).

Até 23 de abril, foram contabilizados seis mil atendimentos nesses pontos, com a distribuição de unidades de álcool em gel 70%, luvas, máscaras e lanches, além da orientação sobre a covid-19. Os motoristas também recebem avaliação da temperatura corporal e instruções sobre como higienizar o veículo e as mãos.
“São cuidados que precisam ter na rotina para evitar o contágio dele, dos colegas de trabalho e familiares. Nesses pontos, fornecemos um kit de higiene e um kit lanche, item muito questionado no momento pelos caminhoneiros pela dificuldade de se alimentar ao longo das rodovias em virtude das medidas de isolamento. Tentamos apoiar o importante profissional no exercício da atividade”, finalizou Igor.

CAMPANHA ANUAL

O tema da sétima edição do Maio Amarelo será “Perceba o risco. Proteja a vida”. Este ano, a campanha do governo Federal será totalmente digital e voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais para o país, utilizando as redes sociais do Denatran e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras.

Devido à pandemia, as ações presenciais deverão acontecer somente em setembro O diretor do Denatran, Frederico Carneiro, frisou que, apesar do isolamento social, os acidentes de trânsito continuam ocorrendo e o uso das redes sociais para promover a campanha não pode parar. “A principal proposta deste movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos e para o constante risco a que todos estão submetidos diariamente nas ruas”.

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